quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Alunos do Cabo vão participar de etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa


Sete estudantes vão representar o Cabo de Santo Agostinho na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa 2014. Eles venceram a etapa municipal do concurso, que contou com a participação de alunos de 26 escolas municipais e estaduais, com o envio de 42 textos. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, que realizam ainda formações com professores de linguagens das cidades participantes.
grupo berg 002 (1)Os estudantes, do ensino fundamental Anos Finais e Ensino Médio, competiram em quatro modalidades de gêneros textuais: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. O tema trabalhado nos textos foi “O lugar onde eu vivo”. Os nomes dos vencedores foram divulgados esta semana pela comissão julgadora municipal da olimpíada, por meio da Coordenadoria de Ensino em Linguagens da Secretaria de Educação do Cabo.
Agora esses alunos disputarão a etapa estadual e, se classificados, poderão chegar à fase regional e posteriormente à nacional, que acontece em novembro. Na grande final, poderão ser escolhidos até 20 textos vencedores, cinco para cada categoria.
grupo berg 001 (1)A comissão julgadora municipal foi formada por uma equipe mista entre técnicos e professores do estado e da rede municipal do Cabo. O coordenador da comissão, Rosemberg Nascimento, parabenizou a participação da rede municipal no projeto e destacou a formação da equipe julgadora. “Houve dois cursos, um presencial de seis horas e outro on-line, em agosto, onde foram repassadas as orientações para a seleção dos textos nos gêneros”, explicou. “Na competição, houve a participação de escolas da zona rural e da zona urbana e quero parabenizar a todos os professores, alunos e escolas inscritos na Olimpíada e desejar bons resultados também na etapa estadual”, finalizou Rosemberg.
Os alunos que representarão o Cabo na etapa estadual, este mês, são:
Na categoria Poemas:
- Samara Cintra (texto ‘O tatu no meu Quintal’), da Escola Municipal João Ciríaco
- Talita de Santana (texto ‘Minha Terra’), da Escola Municipal Roberto Monteiro

Na categoria Memórias Literárias:
- Anabel Marques (texto ‘Lembranças de minha vó Natilde’), da Escola Municipal Benedito da Rocha
- Tácila de Santana (texto ‘Lembranças de quase ontem’), da Escola Municipal Roberto Monteiro

No gênero textual Crônica:
- Esterfhanye Rayani (texto ‘A minha rua’), da Escola Municipal Madre Iva
- Thalyta Regina (texto ‘Doces Encontros’), da Escola de Referência Estadual Senador Pessoa de Queiroz

No artigo de opinião:
- Joyce Bruna (texto ‘Cabo minha terra natal’), da Escola de Referência Estadual Pastor José Florêncio

Texto: Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário