terça-feira, 2 de setembro de 2014

Profissionais de Saúde Mental participam de projeto em Minas Gerais

intercambio_saudemental220 profissionais de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho estão participando do Projeto de Intercâmbio de Experiências. A iniciativa, que tem parceria com o Ministério da Saúde, já está na segunda etapa e seguirá até agosto de 2015, com o objetivo de fortalecer as redes de saúde mental de todo o país. O projeto acontece no município de Barbacena, e Minas Gerais.
O Cabo foi um dos três municípios de Pernambuco selecionados para compor o projeto. No último dia 27, a segunda dupla de profissionais composta por uma assistente sócia e psicóloga seguiu para Minas Gerais e ficarão até o dia 20 de setembro, para dar continuidade ao processo de intercâmbio.
As equipes escolhidas para participarem do programa ficam em Barbacena durante 28 dias. Além do Cabo, profissionais de mais cinco estados integram o processo formativo, onde cada equipe trabalha com um tema por semana e ao final, se reúnem para um balanço dos trabalhos realizados.
pku
Para a terapeuta ocupacional Viviane Pereira, participar da iniciativa foi uma grande experiência profissional que servirá para a melhoria da integração social aos pacientes com transtornos mentais. “Foi uma troca muito boa, aprendemos e ensinamos, além de transformar o olhar e ampliar a visão para a reabilitação social”, relatou. “Barbacena tem um contato maior na integração destes pacientes e percebemos a evolução dessa reintegração. Tentaremos ao máximo exercer tudo o que aprendemos lá em nossa cidade”, disse a assistente social, Luiza Alves Cerqueira.
Segundo a coordenadora da Política de Saúde Mental, Danielle Moura, dois técnicos serão enviados a cada mês pelo município. “O objetivo do intercâmbio é fazer com que estes profissionais possam trocar experiências e potencializar a Rede da Saúde Mental no Cabo”, enfatizou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivos da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário