segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Município comemora Dia Nacional do Surdo com caminhada de conscientização


caminhadasurdo2Com o intuito de conscientizar e sensibilizar a sociedade estimulando a inclusão social, a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou na última sexta-feira (26/09), uma caminhada em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. A atividade teve início às 15h, com concentração em frente à Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, no Centro.
Os participantes da caminhada percorreram a Avenida Historiador Pereira da Costa e seguiram até o pátio da Estação Ferroviária (Centro). Eles revindicaram a necessidade da consolidação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), valorização cultural e identidade da pessoa surda.
caminhadasurdo1
De acordo com a coordenadora da Pessoa com Deficiência do Cabo, Ângela Oliveira, a ideia do grupo é mobilizar a população quanto ao respeito e a inclusão dos surdos na sociedade. “É preciso ter essa sensibilidade. Por isso, a gestão criou uma coordenação para que ações como esta seja vivenciada no nosso município, fortalecendo assim, a inclusão e o acolhimento da pessoa com deficiência na nossa cidade”, ressaltou ela.
A atividade contou ainda com a animação do Grupo de Percussão Especial do Cabo (GPEC), composto por pessoas com deficiência. Na caminhada, esteve presente também o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, André Cordeiro.
caminhadasurdo3
SURDO – O Dia do Surdo é comemorado mundialmente em 30 de setembro. Já no Brasil, a data é celebrada no dia 26 de setembro, em comemoração à criação da primeira Escola para Surdos, que foi inaugurada neste dia, no ano de 1857. A escola atualmente se tornou o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).


Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário