Nem mesmo a chuva que caiu durante todo o dia tirou o brilho do desfile cívico de 7 de Setembro, no Cabo de Santo Agostinho, na tarde e noite desse domingo (07/09). Apesar das pancadas de chuva, a população compareceu para assistir e também participar da festa pela Independência do Brasil. A Prefeitura do Cabo promoveu o desfile que contou com a participação de bandas marciais, escolas municipais e várias instituições convidadas. Ao todo, 47 agremiações abrilhantaram a festa no Centro da cidade. Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas, o prefeito Vado da Farmácia, acompanhado da primeira-dama Débora Costa, e a vice-prefeita Edna Gomes, vereadores e secretários, além de outras personalidades do município.
Tendo como o tema da Semana da Pátria no município “A educação, um caminho para a verdadeira independência”, o desfile cívico foi acompanhado por uma multidão, que viu a Banda Filarmônica 15 de Novembro Cabense iniciar as apresentações, enquanto a Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel abriu a marcha das bandas marciais escolares. A agremiação Clarins Independentes foi a responsável por encerrar a festa com uma apresentação que agitou os espectadores, repetindo o sucesso de anos anteriores.
Além das 42 escolas do município, houve a apresentação ainda de alas e bandas convidadas, como o Comando Pré-Militar Nacional, Patrulheiros Mirins, Salva-Vidas e representantes dos movimentos sociais do Cabo. Todo o evento foi organizado pela Secretaria de Educação do Cabo, com apoio de outras pastas, como Saúde, Programas Sociais e Defesa Social.
De acordo com o prefeito Vado, a realização do desfile é a reafirmação e a valorização da cultura e da história da cidade e do país. “Não poderíamos deixar de realizar esse evento tão importante, já que representa a data na qual o Brasil se tornou independente. No Cabo, estamos promovendo desfiles descentralizados, levando as escolas para desfilarem em cada localidade do município. É a valorização da cultura e do patriotismo da nossa gente”, afirmou o prefeito.
“Este é um momento em que pais, alunos e toda a equipe que faz a educação do Cabo estão envolvidos em atividades alusivas à independência do nosso país. Buscamos desenvolver nos nossos alunos um senso crítico e assegurar a eles o direito à cidadania”, ressaltou o secretário de Educação, Elias Santos.
Para Maria Solange de Santana, 53, dona de Casa, apesar do mau tempo durante boa parte do desfile, a estrutura montada foi muito boa e as apresentações foram brilhantes. “A chuva tentou atrapalhar, mas a estrutura montada estava muito boa e as bandas foram criativas, inovadoras. Foi excelente”, destacou.
HISTÓRICO – O processo de independência do Brasil é um dos fatores históricos mais importantes de nosso país, já que marca o fim do período em que o Brasil era subordinado ao domínio de Portugal. Foi em 7 de setembro de 1822, nas proximidades do rio Ipiranga, que o até então príncipe regente Dom Pedro I recebeu uma carta da corte real portuguesa que exigia seu retorno imediato a Portugal. Com a recusa do príncipe, surge a famosa frase “Independência ou Morte!”, conhecida também como o grito do Ipiranga, e que mudaria de uma vez por todas a história do Brasil.
Texto: Otávio Alves – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário