Alunos do grupo de capoeira Ritmos e Sons, assistidos pelo Centro Cultural Mestre Goitá (CCMG), que é mantido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, participaram, no último domingo (21/09), de uma cerimônia, conhecida como o Batizado e Troca de Cordas. A atividade aconteceu na Escola Municipal José Bione de Araújo, localizada no município de Caruaru.
Na oportunidade, 15 crianças e adolescentes cabenses abrilhantaram o batizado de capoeiristas do Centro Cultural Capoeira Arte Ginga com uma apresentação repleta de batuques e ritmos.
A prática da arte da capoeira garante a socialização, história e a memória do povo negro. Para o coordenador do Centro Cultural Mestre Goitá, Vanderson Cristiano (Tuchinho), a integração entre os alunos é uma maneira de valorizar ainda mais a capoeira do Cabo. “Essa é a primeira de muitas atividades do grupo que serão apresentadas em Pernambuco”, disse. “Nosso objetivo é fazer com que a população conheça, cada vez, essa arte, que é a capoeira e também outros trabalhos que são realizados no CCMG”, completou ele.
CAPOEIRA – O Centro Cultural Mestre Goitá, situando em Pontezinha, oferece aulas de capoeira, gratuitamente para crianças e adolescentes. As atividades acontecem na sede do Centro de segunda a sexta-feira, sempre às 19h.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Arquivo do CCMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário