terça-feira, 2 de setembro de 2014

Escolas da Charnequinha abrem os desfiles cívicos de setembro

desf 005 charnequinhaO Cabo de Santo Agostinho começou a realizar o primeiro dos vários desfiles previstos para as duas semanas de comemoração à Independência do Brasil. Nessa segunda-feira (02/09), a comunidade da Charnequinha foi contemplada com a apresentação de três apresentações cívicas. Os eventos ocorrerão de 1º a 14 de setembro e são organizados pela Secretaria de Educação do Cabo, com o tema: “A educação é o caminho para a verdadeira independência”.
A concentração na Charnequinha aconteceu em frente à Escola Municipal Professora Celma Barros, com a dispersão no Centro de Educação Infantil (CEI). A Escola Celma Barros foi a primeira a desfilar, com uma banda mirim composta por 23 estudantes da própria escola, regida pelo professor instrumental Josué Balbino. Um dos destaques da escola foi a valorização da brincadeira e da literatura infantil, com alguns estudantes fantasiados de personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.
desf 001 charnequinhaA segunda escola a desfilar foi o CEI-Charnequinha, que homenageou o escritor pernambucano Ariano Suassuna (falecido em julho deste ano) a partir de crianças caracterizadas de personagens da obra ‘O auto da compadecida’. A escola foi puxada pela banda mirim Santa Clara, da Escola Municipal Maria Eulina de Freitas, localizada no bairro de São Francisco. A banda é formada de 49 estudantes do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O regente Josemar Tenório destacou ainda na apresentação do repertório as músicas populares ‘Como é grande o meu amor por você’, interpretadas pelo cantor Roberto Carlos e ‘Eu só quero um xodó’ em homenagem ao pernambucano Dominguinhos, falecido em 2013.
desf 007 charnequinha
Para a dona de casa Maria José da Sena, de 50 anos, o desfile e o trabalho realizado pela banda mirim Santa Clara estão aprovados.  Os filhos dela, Marcos José, do 6º ano e Lucas José, do 3º ano, são integrantes. “Este é o primeiro ano deles na banda. Eu estou feliz pelos meus filhos estarem representando a pátria. Eu dou nota mil ao instrutor Josimar e aos professores da escola (Maria Eulina)”, afirmou emocionada.
desf 004 charnequinhaA Banda Marcial Professor Ariosto Nunes Martins encerrou o desfile no bairro. Ela é regida pelo professor Tiago Moura e possui 32 integrantes do Ensino Fundamental Anos Finais, além de alguns ex-alunos que ainda desejam participar da banda. Nesta quarta (03/09), os desfiles descentralizados continuam nas comunidades de Suape e Gaibu.
Confira a programação dos desfiles cívicos: SEMANA DA PATRIA 2014

Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME/Cabo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário