quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Tablets vão auxiliar estudantes do Cabo nas atividades escolares


tabletspaulofreire-fotojoaobarbosa13.jpgO estudante Ryan Douglas Barros Silva, 11 anos, realizou o sonho de ganhar seu primeiro tablet. Ele estuda no 6° ano A da Escola Municipal Professor Paulo Freire, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, e foi contemplado, nesta quarta-feira (17/09), com um dos 10,8 mil tablets que beneficiarão alunos do 6° ao 9° ano de toda a rede de ensino pública municipal. A iniciativa é da Prefeitura, e faz parte do projeto de inclusão digital da Secretaria de Educação do município, visando a inserção desta ferramenta tecnológica nas atividades pedagógicas.
Entrega_tables_PauloFreire_18RandyAugusto.jpg
Nesta quinta, foram entregues 778 aparelhos, 551 na Paulo Freire e 227 na escola Vereador Reginaldo Loreto (no Loteamento Nova Era). O prefeito Vado da Farmácia, que está coordenando a entrega em todas as escolas, ressaltou a importância de dotar os alunos deste instrumento. “É um prazer para mim como gestor poder estar entregando esses tablets aos alunos da rede municipal, ajudando eles a se desenvolverem ainda mais em sala de aula”, destacou. “Hoje, minha felicidade foi ainda maior, pois estudei na minha adolescência na escola Paulo Freire. Hoje também é o dia do meu aniversário, e estar aqui presenteando os estudantes é uma satisfação enorme”, declarou.
tabletspaulofreire-fotojoaobarbosa12.jpgO pequeno Ryan era um dos primeiros da fila para receber o equipamento, e não escondia a felicidade. “Fiquei muito feliz. Já estava precisando de um e agora vou usar para melhorar minhas atividades na escola”, disse. A mãe de Ryan, Viviane Barros, 35, é dona de casa e atualmente não tinha condições de adquirir um aparelho como este para seus filhos. Para ela, a iniciativa do Governo Municipal é louvável. “Meus filhos sempre me pediam, mas eu não estava podendo comprar. Hoje, além de Ryan, minha outra filha que estuda na Paulo Freire também ganhou. Eu parabenizo a prefeitura e aos professores, por orientar também os alunos a utilizarem da melhor forma esse tablet”, comentou ela.
Outra aluna que comemorou foi Vitória Gabriela, 13, do 7° ano A da escola Reginaldo Loreto. “Muitos de nós não temos computador em casa e agora vamos poder digitar textos, fazer trabalhos pelo tablet, vai ajudar bastante. Queria agradecer ao prefeito Vado e aos professores por esse projeto”, afirmou. Muitos pais e familiares acompanharam os estudantes durante a entrega. Secretários municipais também estiveram presentes.
De acordo com o secretário de Educação, Elias Santos, a ferramenta vai auxiliar os educandos no aprimoramento do desenvolvimento das suas habilidades em disciplinas como português, matemática, geografia, história e inglês, por meio de aplicativos. “Esta é mais uma ação para melhorarmos cada vez mais o ensino no nosso município. Nossa secretaria está empenhada e investindo em quatro pilares, na capacitação dos professores e dirigentes; na valorização do magistério; na reforma de escolas e na aquisição de novas ferramentas de aprendizagem, como os tablets”, frisou.
Os aparelhos foram adquiridos com recursos próprios pela prefeitura e possuem tela LCD de 10 polegadas, 16 Gb de memória, sistema operacional android, processador Cortex (1.0 GHz), rede sem fio e duas câmeras (traseira e frontal). Até agora, foram entregues 2.603 deles.
Texto: Raíza Muniz e Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário