quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Prefeitura vai oferecer exames gratuitos durante ação do Outubro Rosa


Outubro ROSAAA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho montou uma programação especial em adesão ao movimento Outubro Rosa, luta mundial contra o câncer de mama. Serão oito dias de atividades gratuitas para a população cabense, que poderá realizar exames preventivos e participar de palestra. O tema trabalhado este ano será “Mulheres contra o Câncer”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher.
Um chá da tarde será realizado no próximo 1º de outubro para marcar a abertura da programação. A partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha. Além do chá, haverá uma palestra educativa realizada pela coordenação da Saúde da Mulher.
Os exames para detecção precoce do câncer de mama e prevenção de colo do útero serão feitos a partir do dia 08. Neste dia, será oferecido apenas para as servidoras municipais, na sede da Prefeitura Municipal, situada no Palácio Conde da Boa Vista, Praça Ministro André Cavalcante, Centro. Já para as mulheres cabenses, a coleta iniciará a partir do dia 14, sempre a partir das 8h.  As mulheres que desejam realizar o exame não precisam agendar a citologia, apenas estarem atentas aos cuidados para a realização do exame, que são: passar dois dias em abstinência sexual, não usar nenhum creme ou ducha neste período e não estar menstruada.
Para a coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, todas as mulheres em atividade sexual ou que já tiveram vida sexual ativa devem realizar o exame preventivo uma vez no ano. “Esta iniciativa é uma forma de reunir o máximo de mulheres que se preocupam com sua saúde, para que possam evitar qualquer tipo de doença mais a frente”, explicou. Os exames serão realizados em diversas localidades para abranger as pessoas que moram em localidades de difícil acesso. “Este ano teremos exames nas praias e nos engenhos para que nenhuma mulher fique de fora. Esta foi uma determinação da gestão municipal, que está empenhada na saúde de todos os cabenses”, finalizou.
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, as mulheres com idade entre 50 e 69 anos têm o direito assegurado para realizar os exames de mama. “Mas o município definiu, com o objetivo de garantir ainda mais o cuidado com a saúde das Cabenses, manter através de recursos próprios a realização de exames  acima de 40 anos”, explicou Giselle Paiva. Estando abaixo dessa faixa etária, as que identificarem qualquer alteração devem realizar o autoexame.
OUTUBRO ROSA -  O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
01/10 – 08h – Chá da tarde “Mulheres Contra o Câncer” – Auditório do CAM;
08/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das funcionárias da Prefeitura Municipal – Sala de Reunião do Secretário de Gestão (CAM)
14/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras de Ponte dos Carvalhos – Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM2);
15/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras do Centro do Cabo – Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM1);
22/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras da Charneca – Escola João Ciríaco – Charneca;
24/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras da Região das praias – Escola Modelo Maria Thamar – Gaibu;
28/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras dos Engenhos próximos – Escola Evandro Cavalcante – Engenho Sebastopol;
30/10 – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras dos Engenhos próximos – Posto da Saúde da Família – Mercês.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário