O ensino do Cabo de Santo Agostinho apresentou um significativo crescimento, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A Rede Municipal de Educação conseguiu, em mais de 35% das escolas do Ensino Fundamental Anos Iniciais avaliadas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e pela taxa média de aprovação percentual, ultrapassar as metas projetadas para o ano de 2013.
O resultado do IDEB foi divulgado na última sexta-feira (05/09), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. As provas acontecem a cada dois anos e em 2013 foram aplicadas nas turmas da 4ª série/ 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de 43 escolas da Rede Municipal e da 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais em 28 escolas.
Os dados mostram que a educação no município, desde a primeira edição da avaliação, em 2005, vem, gradativamente, aumentando seus índices. Em 2011, o resultado foi de 3,6 para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, subindo para 3,9 em 2013. O IDEB do Ensino Fundamental Anos Finais, em 2013, teve uma queda em todo o país, porém o município conseguiu elevar o índice de 3,0 (2011) para 3,1 (2013). De acordo com o secretário de Educação, Elias Santos, isso mostra que, em pouco mais de um ano, a atual gestão tem investido na melhoria da qualidade do ensino na Rede Municipal com vistas a ultrapassar as metas projetadas para 2015, ano da próxima avaliação.
Nesta edição, destacou-se o resultado obtido pela Escola Municipal Maria Eulina de Freitas, localizada no bairro São Francisco, cujo IDEB foi 5,1, superando, inclusive, a média nacional das escolas públicas, que foi de 4,9. “É muito importante a realização de um trabalho pedagógico nas escolas da Rede voltado à elevação dos índices do município e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do ensino. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Educação tem investido na formação de professores, bem como na aquisição de novas ferramentas educacionais”, ressaltou Elias. “Além disso, a equipe técnica da secretaria, através das gerências e coordenações, vem desenvolvendo propostas de ampliação das formações continuadas e acompanhando o trabalho realizado nas escolas objetivando a superação do atual índice”, completou.
Texto: Ascom da SME/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário