segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Prefeitura discute sistema de esgotamento sanitário com moradores de Gaibu


Reuniao_Moradores_Gaibu_01RandyAugustoRepresentantes da Secretaria de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Compesa e a Odebrecht, reuniram moradores da praia de Gaibu para discutirem sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário da localidade. O objetivo do encontro foi orientar a população a corrigirem irregularidades, como o despejo indevido do esgoto a céu aberto e no próprio canal. A reunião aconteceu na última sexta (29/08), na Associação dos Moradores da localidade.
Desde 2007, a praia de Gaibu conta com uma estação de tratamento de esgoto, onde o canal foi construído para o escoamento das águas da chuva. O objetivo é que todos os imóveis possam estar em situação de regularidade e ligados à rede. O despejo de esgoto no local ou a céu aberto, é um problema que pode afetar a população com problemas de saúde e proliferação de insetos, além de promover a contaminação hídrica.
A analista ambiental, Daniela Cristina, destacou que o trabalho de correção do problema se dará em diferentes etapas. “Neste primeiro momento estamos junto com a Compesa e a Odebrecht indo até a população para realizar um levantamento e analisar cada situação”, disse. “A princípio queremos promover um trabalho de sensibilização junto aos proprietários, e em seguida, encaminharemos a solicitação formal de regularização”, completou.
Reuniao_Moradores_Gaibu_02RandyAugusto
No município, é de competência da Secretaria de Meio Ambiente fiscalizar e coibir abusos que promovam danos ao meio ambiente. Nos casos em que a solicitação não for atendida, os proprietários estarão sujeitos a penalidades previstas em lei.
O secretário de Meio Ambiente do Cabo, André Morais, destacou que, preservar o meio ambiente é uma tarefa que requer o empenho de todos. “A Prefeitura do Cabo tem tido a preocupação de desenvolver um trabalhado ambiental que traga benefícios a toda população e em Gaibu não será diferente. Contamos com a colaboração de todos os proprietários de imóveis da localidade, para que possamos ter um ambiente cada dia mais saudável”, enfatizou.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (81) 3521-6679.
Texto: Jaqueline Mota- Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário