A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai promover nesta sexta-feira (26/09), a partir das 14h, a 1ª Caminhada dos Surdos. O evento, que marca o Dia Nacional dos Surdos, tem o objetivo de sensibilizar e estimular a reflexão da população cabense sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. A concentração será em frente à Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa (Centro), com percurso até o pátio da Estação Ferroviária, também no centro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Programas Sociais.
Segundo a coordenadora da Pessoa com Deficiência do Cabo, Ângela Oliveira, a ação é importante para que os órgãos públicos e a sociedade brasileira reflitam e respeitem a cultura e a língua da comunidade surda. “A melhor forma de incluir as pessoas com deficiência auditiva na sociedade é tornar possível a comunicação deles com as demais pessoas. Para isso, eles reivindicam a presença dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em órgãos públicos e privados”, afirmou.
SURDO – É aquele que tem perda auditiva, que pode ser completa ou apenas parcial. Pode ser causada por diferentes motivos, como a idade, doenças, traumas e outros, mas existem também pessoas que já nascem com a surdez. No Brasil, o Dia Nacional dos Surdos é celebrado no dia 26 de setembro. A data foi escolhida para lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos do país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário