terça-feira, 16 de setembro de 2014

Violência contra a pessoa idosa é debatida em escolas municipais

palestra idoso (6)Crianças e adolescentes das escolas municipais do Cabo de Santo Agostinho estão participando de uma série de palestras sobre a violência contra a pessoa idosa. Nesta terça-feira (16/09), a atividade beneficiou 60 alunos do 2º e 3º ano do Fundamental I da Escola Municipal Dr. Paulo Amorim Salgado, situada no Centro.
A palestra abordou o descaso sofrido pelos idosos como o abandono, a violência física e psicológica, a exploração financeira, o cárcere privado. O Estatuto do Idoso prevê as penalidades cabíveis a esses crimes. Seis escolas do município já receberam as ações desenvolvidas pela Secretaria de Programas Sociais, que têm como objetivo orientar os estudantes sobre formas de violência contra os idosos.
palestra idoso (2)De acordo com a coordenadora da Pessoa Idosa, Glicéria Amorim, a proposta das palestras é formar multiplicadores de informação e conscientizar os alunos quanto aos cuidados com esses cidadãos, que dependem de parentes, filhos ou netos. “As crianças recebem as informações e repassam o que aprendem para os pais, vizinhos e amigos, evitando desta maneira, a violência psicológica e física contra os idosos, praticada muitas vezes na própria casa”, afirmou.
Para a gestora da escola Amorim Salgado, Ana Flávia, a atividade foi bastante proveitosa. “As questões abordadas aqui são sérias, pois temos alguns relatos de alunos sobre casos de violência contra a pessoa idosa”, disse. “Este momento faz com que os alunos aprendam e ao mesmo tempo esclareceram as dúvidas relacionadas com o tema”, completou ela. “Essa palestra foi muito legal. Perguntei e tirei todas as minhas dúvidas sobre o cuidado que devemos ter com os idosos”, disse o aluno Ramon Pereira, 9 anos, morador da Charnequinha.
palestra idoso (3)No final, os alunos ainda receberam a Cartilha do Idoso. O material traz informações sobre o Estatuto do Idoso e os tipos de violência que são praticadas contra os idosos, além de abordar a Rede de Serviços de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário