terça-feira, 30 de setembro de 2014

Usuários do CAPSad realizam primeira exposição de artesanato


exposicaocaps-fotojoaobarbosa2A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, durante o dia todo dessa segunda-feira (29/09), a 1ª exposição e venda de peças produzidas pelos usuários do CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). A atividade teve como tema “A Natureza Ser” e reuniu diversas peças de diferentes estilos. O evento foi realizado no Centro de Administração Municipal (CAM) e foi uma iniciativa da Coordenação de Saúde Mental do município.
exposicaocaps-fotojoaobarbosa1Com o objetivo de transformar os trabalhos realizados no CAPS em fonte de renda e manter a reabilitação e reinserção social, 12 usuários exibiram suas peças, quadros, pratos decorados, origamis, abajur, e outros, que variavam entre R$ 5,00 e R$20,00.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Danielle Moura, este projeto tem previsão de se tornar itinerante, para que outras pessoas tenham acesso às obras feitas pelos usuários. “Isto é o fruto do trabalho deles, que escolheram até o tema da exposição e expuseram todo o sentimento nestes trabalhos que ficaram belíssimos. Esperamos que este projeto seja levado para todo o município”, disse.
Para a arte-educadora Mônica Campos, o sentimento deles se torna visível em cada peça, elevando a auto-estima e serve também como ocupação terapêutica. “Durante os encontros realizamos diversas atividades com eles e nessa exposição eles que arrumaram as mesas, as peças, e estão presentes no momento da venda. Isso eleva a responsabilidade dos pacientes e ajuda a melhorar no tratamento”, explicou.
exposicaocaps-fotojoaobarbosa3“É uma grande distração e calmaria preparar tudo isso. Há mais de 35 anos que trabalho com artesanato e agora pude retomar as minhas atividades. Isso me dá uma grande alegria e satisfação. Estou muito feliz com o CAPS”, disse a artesã Maria Auxiliadora de Melo.
CAPSad – É um unidade  de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas no município, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. Desta forma, o Centro oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. O apoio da família é fundamental neste processo.O CAPSad Pastor Armando da Silva  fica situado na Avenida Historiador Pereira da Costa, 736, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3521-6628.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário