segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Unidades de Saúde do Cabo oferecem teste de Aids e Sífilis para gestantes


A partir desta segunda-feira (15/09), as Unidades Básicas de Saúde do Cabo de Santo Agostinho passarão a realizar o teste rápido para identificar AIDS e Sífilis na gravidez. A ação faz parte de um conjunto de ações da Rede Cegonha, que tem como objetivo facilitar o acesso a um pré-natal de qualidade e minimizar o impacto que esses tipos de doença causam ao feto. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.Formacao_Saude03
Ao todo, 43 enfermeiras estarão distribuídas nas quatro regionais do município, sendo 12 no Centro, 10 em Ponte dos Carvalhos, nove nas praias e Pontezinha, quatro na Charneca, uma em Pirapama e sete nos Engenhos. O resultado do exame sai em 15 minutos e está incorporado à rotina do pré-natal.
Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, anteriormente os exames só eram feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza (CTA), o que prejudicava as gestantes que moram mais distantes do Centro. “Com os exames sendo realizados próximos às grávidas, nós conseguiremos atingir 100% das futuras mamães”, explicou.
Formacao_Saude04CAPACITAÇÃO – Na última semana, todas as enfermeiras participaram de uma capacitação da Rede de Atenção primária no curso de teste rápido. O curso foi organizado pela Coordenação de Saúde da Mulher, em parceria com a Coordenação de Dst/AIDS e o apoio técnico do Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza.
Com a descoberta precoce destas doenças, é possível oferecer o tratamento adequado à grávida garantindo o re-estabelecimento da saúde, com a cura total da doença, no caso da sífilis, ou da garantia de que o bebê nasça completamente sadio, se a gestante for portadora do vírus HIV.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário