A Universidade Federal Rural de Pernambuco realizou, na tarde dessa sexta-feira (19/09), a aula magna da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE). Centenas de alunos matriculados nos cinco cursos de engenharia ofertados pela instituição no Cabo (civil, eletrônica, mecânica, elétrica e de materiais) participaram do evento, que aconteceu no campus provisório da UACSA, instalado no Galpão G7 do Cone Multimodal, às margens da BR-101 sul. O prefeito do município, Vado da Farmácia, participou da aula, que contou também com a presença de professores, gestores da instituição e outras autoridades.
A aula magna iniciou com a leitura da carta do ministro da Educação, Henrique Paim, que parabenizou a UFRPE pelo pioneirismo em implantar uma unidade com cinco cursos de engenharia e com um formato acadêmico diferenciado. O prefeito Vado da Farmácia também parabenizou a equipe da universidade e se colocou à disposição para ajudar no desenvolvimento da UACSA. “O terreno que vai abrigar o campus definitivo foi doado pelo Governo Municipal e a Prefeitura continua sendo parceira da ‘Rural’. Já estamos articulando com o DNIT para implantarmos semáforos na BR, para facilitar a travessia dos alunos e estamos à disposição para ajudar no que for do nosso alcance”, destacou Vado.
A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, ministrou a aula inaugural aos estudantes, e mostrou como será a estrutura da unidade definitiva. “Ela terá capacidade para acolher 3 mil alunos, 125 professores e 80 técnicos administrativos”, pontuou. Ela aproveitou o momento para agradecer ao Governo Municipal. “A Prefeitura é parceira nossa, nos apoia nessa iniciativa”, comentou.
Para este semestre, foram disponibilizadas 300 vagas, sendo 60 para cada curso. Os estudantes foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Além da opção entre obter o diploma de tecnólogo ou de bacharel, o aluno terá aulas presenciais e semipresenciais (EAD), e disciplinas de línguas portuguesa e inglesa. O centro foi contemplado pelo Ministério da Educação (MEC) com 600 das 800 vagas anuais de engenharias destinadas a todo o País.
Classificada para o curso de Engenharia de Materiais, a estudante Bárbara Lima, 19, que mora no bairro de Garapu, no Cabo, não via a hora de começar a estudar. “Ter um campus na minha cidade foi muito bom. Além de estudar perto de casa estarei perto também do meu trabalho”, disse ela, que é técnica em Química e trabalha no Complexo de Suape.
O secretário Municipal de Educação, Elias Santos, também enfatizou a importância da vinda de uma universidade para o Cabo. “Foi fundamental, porque representa o desenvolvimento que a região está vivenciando, com o Complexo de Suape e a chegada de novas empresas. Ficamos muito felizes com mais um investimento na área educacional do município”, frisou. Também participou do evento o secretário de Logística, Paulino Valério.
O campus definitivo está previsto para ser entregue em 2016 e terá 157 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 20 hectares doado pela Prefeitura Municipal, próximo ao bairro da Charneca. As obras estão na etapa da terraplanagem. Dentre os destaques da nova estrutura, está a implantação de um Núcleo de Inovação Tecnológica, com infraestrutura para receber pesquisadores, empresários e especialistas visitantes. De acordo com a UFRPE, as construções seguirão o princípio da sustentabilidade, com processos como a reutilização da água e aquecedores solares.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário