Para celebrar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer – comemorado no 21 de setembro, a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho vai realizar nesta quarta-feira (24/09), a partir das 14h, um seminário sobre Alzheimer. A ação tem o intuito de divulgar as causas, sintomas e o tratamento da doença. O evento é gratuito e irá acontecer no auditório do Centro Administrativo Municipal (Cam), situado no bairro da Torrinha.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a efemeridade acomete mais de 1,2 milhões de brasileiros. Por ser uma doença que se agrava ao longo do tempo, atinge principalmente as pessoas idosas.
“Nosso objetivo é sensibilizar a população em geral, entidades públicas e os grupos de idosos do município sobre essa doença, como também levar informações a familiares das pessoas que possuem o Alzheimer. Além disso, abordar também o tratamento e discutir questões sobre prevenção”, informou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
O evento contará com a apresentação de arte-educadores e com a palestra de Cássia Pontes do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast).
DOENÇA – O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário