quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Defesa Civil do Cabo orienta jovens sobre prevenção contra o afogamento

Estamos na Semana Latino Americana de Prevenção contra o Afogamento. Pensando nisso, os salva-vidas  do Cabo de Santo Agostinho realizarão uma palestra na Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca, em Gaibu,  para estudantes nesta sexta-feira (23/11) às 8h. O prefeito em exercício Keko do Armazém vai criar um Centro Integrado de Salvamento Aquático e Guarda Municipal, no antigo Núcleo da Polícia Militar, na Avenida Laura Cavalcanti, o que vai ampliar o atendimento na área litorânea.

Os salva-vidas estarão farão demostração com os equipamentos de segurança usados por eles na praia, com os alunos da escolinha de surf  de Gaibu. A ideia é  conscientizar crianças e adolescentes quanto aos riscos de afogamentos em praias e piscinas. No município, o maior número de incidentes no mar são verificados nas praias de Gaibu, Xaréu e Calhetas.  Geralmente as ocorrências são de jovens entre 14 a 25 anos do sexo masculino, principalmente de banhistas de outras cidades.

É preciso se ter atenção na hora de entrar na praia ou na piscina. Tenha cuidados como cercar a piscina, usar ralos anti sucção e meios de interrupção da bomba. Nas praias, não entre na água em lugares onde esteja estirada a bandeira vermelha.  Ela representa risco de afogamento naquela região. E sempre mantenha a criança em seu campo de visão.
O Cabo de Santo Agostinho possui 27 km de orla e costa, indo de Suape até o Paiva. No feriadão de 15 de novembro foram registradas 600 ocorrências de ações preventivas, com orientações sobre áreas riscos, no litoral cabense.  Foram 72 casos de afogamentos, sendo 12 casos mais graves, encaminhados para Unidades de Saúde, e um óbito.


Texto: Guilherme Nascimento – Estagiário da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário