terça-feira, 20 de novembro de 2018

Estudantes iniciam a Semana da Consciência Negra com programação especial

Cerca de 100 alunos da Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves, no Bairro São Francisco, tendo como referência a disciplina de História, realizaram apresentações culturais na manhã desta segunda-feira (19). A programação foi em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado nessa terça-feira (20). A data marca a luta dos negros contra a discriminação racial e pela igualdade social.

Três turmas do 6º e 7º anos, abordaram em peças teatrais a dor e angústia provocados pelo Bullying – atos de violência física ou psicológica praticados por indivíduo ou grupos dentro de uma relação desigual de poder. De acordo com a professora da disciplina, Elúpia Morgana, os alunos trabalharam em sala de aula dinâmicas especiais voltadas a afrodescendência. “Lançamos o desafio de trabalhar a  temática de forma mais aproximada à realidade deles com a data”, disse.

O evento reuniu apresentações de músicas, culinária, danças e   representatividade religiosa  para o público interno da escola durante a manhã. Além da Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves, outras instituições tiveram uma programação especial na manhã desta segunda-feira: Escola José Cisneiro Cavalcante e EREM Pastor José Florêncio Rodrigues.

A programação do Dia da Consciência Negra segue no horário da tarde e noite, na Secretaria Municipal de Educação com palestra sobre “Racismo Institucional”, e na Escola Estadual Madre Iva Bezerra de Araújo sobre o “Negro na Literatura Brasileira”.  A   agenda especial alusiva a data vai até o dia 23 de novembro.



Texto: Natália Andrade/ Estagiaria Secom Cabo
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário