quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Estudantes da rede municipal participaram do encerramento do projeto “ Cerâmica nas Escolas”


Nesta quarta-feira (14/11) aconteceu o encerramento do Projeto Cerâmica nas Escolas, realizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Laboratório de design Imaginário. O projeto teve o objetivo de despertar o interesse dos jovens para a cultura do artesanato.

Na Escola Municipal Jason Brandão, na Vila da Cohab, os estudantes que participaram do projeto receberam certificado de participação e tiveram suas obras expostas
no pátio da Escola. “É muito legal poder ver que minhas obras estão sendo expostas para todos ver e reconhecer meu trabalho”, ressalta a estudante da escola Professor Jason Brandão Emilly Souza, 12 anos.

O projeto Cerâmica nas Escolas ensinou técnicas de criação de cerâmicas para as crianças da rede pública municipal.  As oficinas começaram em setembro. Durante as aulas, cerca de 50 crianças de 12 aos 16 anos aprenderam, através da orientação de artesãos locais, diversas técnicas de modelagem. Foram realizados quatro módulos, ao término de cada módulo os jovens produziram as peças em cerâmica.

Ao término das atividades, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Júnior, localizado no bairro da Cohab, próximo à escola que o projeto foi realizado.  Para o estudante Sérgio Diniz, 11 anos, essa visita proporcionou um novo olhar sobre o artesanato. “Essa visita ao centro de artesanato que fez conhecer o centro, que nunca tinha ido, e também, olhar o artesanato com outros olhos” disse o estudante, “ Me fez valorizar melhor essa arte, e entender esse trabalho que esse
trabalho é bem difícil e tem que ser valorizado” completa.

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, “a Secretaria tem uma parceria com o laboratório Imaginário desde o centro de artesanato, com a ideia de trazer a cerâmica para dentro da sala de aula” ressaltou.



Texto: Beatriz Lima/ Estagiária Secom Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário