terça-feira, 27 de novembro de 2018

Saúde realiza ações na Semana de Combate à Dengue


Prevenir é a melhor forma de evitar a propagação da dengue, zika e chikungunya, já que os maiores focos do mosquito transmissor das doenças estão nas casas da população. Esta é a Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti e a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vem realizando ações de panfletagem e orientações nas comunidades.

Nesta terça-feira (27/11), a Escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos, recebeu equipes nos turnos da manhã e tarde para orientar alunos da instituição no combate ao mosquito. O objetivo é mobilizar a sociedade no sentido de alertar e conscientizar sobre os riscos das doenças causadas pelo Aedes.

“Estamos buscando conscientizar os alunos para que eles sejam multiplicadores das informações de prevenção e possam contribuir para combater o mosquito, já que o objetivo principal é não deixar que o inseto cresça”, explicou a Técnica de Controle Vetorial de Arboviroses, Débora Nóbrega.

Nas Unidades de Saúde existem “salas de espera” com agentes de endemias explicando sobre o controle das arboviroses e suas influências, como dengue e chikungunya, localizadas em Charneca, Pirapama, Ponte dos Carvalhos e nas praias. As equipes estão nas unidades no período da manhã, passando informações para a população da comunidade que está esperando o atendimento do médico.

Para o aluno José Vinícius da Silva, as orientações em sala serviram para aprender as formas de propagação do Aedes Aegypti. “Pude entender que a fêmea é quem transmite a doença. Ela pode colocar os ovos em tampas de garrafa, barris, pneus e também em telhas com brechas de água”, disse.



Veja a programação:

Segunda-feira – 26/11:

USF Maruim; USF Santa Rosa e Manoel Vigia.



Terça-feira – 27/11:

USF Mangueira; USF Charneca I e II; Escola Manoel Davi; USF Bela Vista II.



Quarta-feira – 28/11:

USF Santo Estevão;

USF Sacramento; USF Pirapama; USF Manoel Gomes; USF Enseada; Escola Desembargador João Paz.



Quinta-feira – 29/11:

USF Gaibu



Sexta-feira –  30/11:

USF André Cordeiro

USF São Francisco IV;

Escola Modelo Enseada;

Escola Modelo Padre Melo e Escola Jason Brandão.



Texto: Luana Oliveira – Estagiária da Secom/Cabo



Nenhum comentário:

Postar um comentário