Segundo o secretário de Defesa Civil, Fábio
Fonseca, as escolas têm um papel fundamental no trabalho preventivo realizado pela equipe de salvamento aquático. “ Estamos passando os conhecimentos de nosso efetivo, por acreditar que esses estudantes serão agentes multiplicadores de boas ações. Queremos estimular a população a respeitar os espaços adequados para o banho e reduzir o número de incidentes nas praias da cidade”, disse. Após a palestra ministrada por Josafá Lima, membro do Grupamento e Salvamento Marítimo do Cabo, a equipe realizou uma demonstração com os materiais de segurança usados nos resgates.
A coordenadora da Defesa Civil, Ana Sandra Souza Leão, faz um balanço positivo desta iniciativa e alerta sobre os cuidados de pais e responsáveis devem ser redobrados em períodos de feriados e férias. “ O fluxo de pessoas aumentam muito nesses períodos e temos a chegada de turistas que não conhecem a praia e entram no mar sem saber a área ideal para o banho. Temos que estar em alerta sempre”, ressaltou. “Mostrar a essas crianças que é fundamental o empenho de todos”, concluiu.
No último feriado, 15 de novembro, o Cabo de Santo Agostinho realizou 600 ações e orientações preventivas sobre áreas de riscos. Foram 72 casos de afogamentos, sendo 12 casos mais graves, e um óbito. Os casos atingem em maior número pessoas do sexo masculino entre 14 a 25 anos, geralmente turistas. A equipe conta com equipamentos de jet-ski, boias, viaturas e estar em processo de licitação para reforma do novo Centro Integrado da Guarda Municipal e Salvamento Aquático.
A orla cabense possui 24 km de orla, que liga a Praia do Paiva até Suape, e recebe em diariamente na alta estação, cerca de 4.000 turistas. A Semana Latino Americana de Prevenção contra o Afogamento, segue até o próximo domingo 25 de novembro.
Texto: Natália Andrade/ Estagiaria Secom
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário