“ Quando a gente for fazer compras e ver alguma caixa aberta, frutas e verduras amassadas ou produto fora de validade temos que falar com o gerente para recolher e trocar o produto” disse Ana Ilker, 7 anos, que participou do projeto de aprendizagem sobre os direitos do consumidor, Fiscal Mirim. Na manhã desta quinta-feira (22/11), os 240 estudantes que fizeram parte do projeto receberam os certificados entregues pelo Procon Cabo, na escola Prefeito Eronides Soares, em Pontezinha. O projeto Fiscal Mirim foi desenvolvido pelo órgão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Durante o evento de encerramento do Projeto Fiscal Mirim o grupo “Palavra Cantada” fez uma apresentação. As escolas participantes foram: Escola Aristheu Figueiredo, Doutor Humberto da Costa Soares, Marquês do Recife, Júlio Carneiro da Silva, Carmencita Ramos e Escola Prefeito Vicente Mendes.
O Fiscal Mirim é resultado da implantação da lei em 2017, que instituiu a disciplina de direito do consumidor nas salas de aula. Após a implantação da lei, professores da
rede municipal receberam capacitação. Em 2018, O Procon junto com a Secretaria Municipal de Educação promoveu a ida dos alunos que tiveram as aulas teórica para realizar o ato da fiscalização e botar em prática o que foi aprendido em sala de aula.
Segundo Quésia Maria gerente do Procon Cabo, essa atividade é um modo de propagar o direito do consumidor. “ Além da conscientização, esse projeto promove uma leva de conhecimento das crianças para a família”, disse. “ Os alunos podem ensinar aos pais que não tem esse sobre o direito do consumidor para o âmbito familiar”, finalizou.
Texto: Beatriz Lima/ Estagiária Secom cabo
Fotos: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário