terça-feira, 13 de novembro de 2018

Secretaria de Educação do Estado inicia matrícula para o ano letivo de 2019

Mais de 77 mil vagas são disponibilizadas para estudantes novatos a partir desta terça-feira (13); cadastro será feito exclusivamente pela internet


Tem início nesta terça-feira (13) o período para cadastro de matrículas para o ano letivo de 2019 nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Este ano, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, disponibilizou mais de 77 mil vagas para estudantes novatos – ensino fundamental e ensino médio. O cadastro das vagas deve ser feito exclusivamente pela internet, através do site www.matricularapida.pe.gov.br. O sistema estará disponível a partir das 7h e segue até às 23h59 do dia 27 de dezembro.

Das mais de 172 mil vagas ofertadas para estudantes novatos, 95.217 foram destinadas aos estudantes oriundos da rede municipal, que já estão com suas vagas reservadas e não precisam participar desta primeira fase. Dessa forma, restaram 77.574 vagas para os estudantes novatos. Destas, 15.596 estão concentradas em Recife, capital do Estado, 19.019 nos demais municípios da Região Metropolitana e 42.959 no interior. Do total de vagas disponíveis, 31.109 são para o ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e 46.645 para o ensino médio. As vagas disponíveis incluem também a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudantes já matriculados na Rede Estadual têm a sua vaga automaticamente renovada.

No ano passado foi registrado que mais da metade das matrículas foi efetuada por meio de um dispositivo móvel. Fred Amancio, secretário de Educação do Estado, explicou que neste ano o sistema foi adaptado para melhor atender a este tipo de usuário. “Percebemos o número elevado de matrículas efetuadas a partir de celular, então decidimos deixar o sistema ainda mais leve para que seja mais prático  na hora de realizar o cadastro”, contou. O secretário aproveitou o momento para dar uma dica: “Apesar de ser um período longo para inscrições, as vagas serão eliminadas conforme preenchimento. Algumas escolas, por sua tradição, são mais procuradas que outras. Então é bom entrar o quanto antes no sistema para garantir a vaga desejada”, pontuou.

Caso o interessado não consiga acessar pelo dispositivo móvel, ou não possua acesso à internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática com internet de mais de 300 escolas. Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro. “O mais importante neste processo é garantirmos vagas para todos os estudantes que possuem o desejo de se matricular na nossa rede e não deixar nenhum jovem fora da escola”, destaca o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.

Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.

É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível. Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida pode realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 27 de dezembro), através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.



SEGUNDA FASE (EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA) - Do dia 02 a 16 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realizada diretamente nas escolas. Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, 01 foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, Documento de Transferência, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH. O ano letivo tem início no dia 4 de fevereiro de 2019.

Assessoria de Imprensa - Governo do Estado

Foto: Pedro Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário