quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Feira cultural transporta alunos e comunidade para outros países


“Aprender um novo idioma é aprender muito mais que uma apropriação de palavras.  É conhecer a respeito da cultura e dos valores”, declarou a secretária de Educação, Sueli Nunes, durante a Feira Cultural do Núcleo de Línguas, realizada no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos.  O ato contou com a participação de professores e alunos da rede municipal e do próprio núcleo.

A feira foi organizada por estudantes de idiomas do Curso de Línguas da rede
pública municipal. Os visitantes não se limitaram a ter apenas uma experiência oral-auditiva, no caso do inglês e espanhol, ou viso-gestual. Ao conhecer mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras), puderam ter uma experiência multissensorial ao tocar as maquetes e artesanatos produzidos pelos alunos, ou provar os alimentos típicos de países de diversos continentes.

A professora de espanhol, Silvana Estevam, comentou sobre o impacto que a feira trouxe para a vida dos alunos. “Essa feira foi
fruto de um trabalho em classe, no qual eles pesquisaram sobre os países que falam espanhol. A partir daí começaram a descobrir a cultura, a comida e os costumes”.  A professora também explicou a importância desse tipo de trabalho. “De forma totalmente gratuita podemos mostrar a comunidade outros países,  já que muitas pessoas da comunidade não conhecem a cultura externa”, explicou.

Apresentação sobre países como Canadá, Argentina e Espanha proporcionaram aos
estudantes da rede municipal e a comunidade conhecer mais sobre o que há além das fronteiras ou  além da nossa audição, no caso da Libras.

“Nós vemos esse evento como um despertar para o aprendizado de uma língua, para diversas faixas etárias. Seja inglês, espanhol ou Libras, esse projeto chegando na nossa cidade despertou em muitos alunos o desejo de aprender outro idioma e outra cultura”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Línguas, Josué Gomes.

O Núcleo de Línguas do Cabo é um programa da Secretaria de Educação que oferece aulas de inglês, espanhol e Libras em diversas escolas do município. Podem participar tanto alunos da rede municipal quanto a comunidade, seja criança ou idoso.


Texto: Sidney França/ Estagiário da Secom Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário