Neste sábado e domingo (1 e 2/12) a gerência de Trânsito estará orientando os ônibus de excursão quanto à legislação municipal que trata do controle e acesso desses veículos às praias do Cabo de Santo Agostinho. A partir do dia 8 dezembro terão prioridade os transportes que fizerem o prévio agendamento. Depois dessa data, a fiscalização irá multar quem estacionar irregularmente.
De acordo com o gerente de Trânsito, Djalma Neto, a medida visa o disciplinamento, previsto no Decreto nº 1.173 de 17 de dezembro de 2013. Tem aumentado o número de visitantes que buscam as praias do Cabo, utilizando os ônibus de turismo, nos meses de dezembro e janeiro. No último final de semana, a equipe de fiscalização registrou 128 ônibus no litoral. “Esse número está acima da capacidade que algumas áreas têm para estacionamento”, declarou Djalma Neto.
Já na próxima segunda-feira (03) começa a funcionar o cadastramento para os ônibus de excursões. O agendamento pode ser feito presencialmente ou pelo número 35211582, das 8h às 13h, de segunda à sexta-feira. Será necessário informar dados pessoais do responsável, placa do veículo, local de origem, praia de destino e o dia de visitação.
“A medida visa garantir a segurança dos visitantes, bem como o ordenamento dos espaços disponíveis para estacionamento dos transportes”, destaca o gerente de Trânsito do Cabo. A ação faz parte do Operação Verão, desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Polícia Militar, nas praias. No sábado pela manhã, os agentes de trânsito estarão realizando um bloqueio nas imediações da entrada de Enseada dos Corais, com distribuição de panfletos informando das mudanças.
Segundo Djalma, as áreas destinadas para estacionamentos de ônibus de turismo serão sinalizadas. Neste final de semana, o disciplinamento está acontecendo, observando-se a ordem de chegada. “Precisamos garantir a fluidez do trânsito e de pedestre, bem como a segurança dos visitantes”, reforça Djalma Neto.
Em Itapuama a capacidade para receber os veículos visitantes é de apenas 15 vagas. “A área disponível para estacionamento é muito pequena”, enfatiza o gerente de Trânsito. Na Praia de Suape o único espaço que comporta os ônibus é num terreno particular. E neste caso, os veículos que se destinarem à praia terão que pagar para estacionar.
Texto: Ana Cristina Lima/ Secom Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário