Os dois paratletas vencedores do Campeonato Nacional são integrantes do time Cabo, coordenado pelo professor Péricles Ferreira, da Rede Municipal de Ensino do Cabo, e integraram o time de Pernambuco na competição. Com as vitórias obtidas, cada um deles se encontram em primeiro lugar no ranking brasileiro de Parabadminton, o que rendeu a ambos uma vaga no Panamericano 2014, que ocorrerá em julho, na Guatemala.
A paratleta cabense Abnaécia Silva, mais conhecida como Bia, conheceu o esporte a partir do professor Antônio Passos, aos 13 anos, quando cursava a 7ª série na Escola Municipal Ana Maria, no bairro de Pirapama, no Cabo. Ela ainda treinou na escola-modelo Pe. Antônio Melo Costa, na Charneca, e, atualmente, treina com Dhiego Vidal e o professor Péricles Ferreira, no Geraldão, no Recife.
O paratleta Dhiego Vidal, jovem destaque do paratletismo brasileiro, atualmente é estudante do Ensino Médio. Ele possui nanismo e falou que começou a praticar o esporte em 2013. “Comecei a praticar o esporte no Cabo. Atualmente moro e treino no Recife, todos os finais de semana, com o professor Péricles, responsável pelo time Cabo”, explicou o estudante.
O coordenador Enoque de Góes, da área de ensino de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação, destacou a importância dos profissionais envolvidos com o esporte no município. “Os professores Péricles de Freitas, Manoel José (Pirrita) e o educador Antônio de Passos são baluartes na divulgação do esporte no país”, disse.
Para o professor Péricles, o Cabo está tendo grande retorno com os investimentos no esporte. “Se houvesse o Parabadminton nas Paraolimpíadas 2016, o Cabo já teria representantes lá. Nós acreditamos muito nesses talentos nas Paraolimpíadas, em 2020. Estamos vendo o resultado aparecer naturalmente e ajudando a formar o atleta e o cidadão. Quero agradecer o total apoio e investimento feito pela Secretaria Municipal de Educação”, disse entusiasmado, o professor.
BADMINTON – Ainda pouco divulgado no Brasil, originou-se na Índia com o nome de ‘poona’ e passou a ser conhecido pelo nome atual, a partir de 1870, quando os ingleses adaptaram o esporte e o levaram à Europa. O esporte olímpico é bastante praticado no mundo, já que a China e países asiáticos o adotaram massivamente e se destacaram mundialmente. Semelhante ao vôlei, os atletas jogam em uma quadra separada por uma rede, embora utilizem raquete e peteca.
Texto: Diego Lós e Rosemberg Nascimento – Ascom SME/Cabo
Foto: Jorge Luiz (SME)
Nenhum comentário:
Postar um comentário