A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, com o apoio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), está realizando durante todo este mês de maio a primeira etapa da campanha contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos. A ação está sendo executada pela Superintendência de Desenvolvimento Rural do município.
De acordo com o órgão, a meta é vacinar 3,5 mil cabeças de bois e búfalos pertencentes ao Cabo. “O intuito da campanha é vacinar 100% desses animais. Esta medida preventiva é tão importante que queremos lembrar que através da aplicação da vacina o produtor obtém a Guia de Trânsito Animal (GTA). Os animais só serão abatidos e comercializados se estiverem com a vacinação em dia”, explicou a zootecnista Renata Rodrigues.
A primeira etapa da campanha segue até o dia 31 de maio. Outras informações podem ser obtidas na Superintendência de Desenvolvimento Rural, situada na BR-101 Sul, KM 33,9, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelos telefones 3521-6793/6770.
FEBRE AFTOSA – É uma doença viral altamente infecciosa que acomete animais de casco bipartido, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O vírus pode ser transmitido através da baba do animal. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade do vírus. Os primeiros sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda de apetite, seguido de afta na boca, na gengiva ou na língua, principalmente por ferida nos cascos ou nos úberes. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicadas. Os animais mais jovens são os mais atingidos, principalmente os que estão em aleitamento.
Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário