A população do Cabo de Santo Agostinho ganhou mais conforto e segurança na área do transporte complementar. É que a cooperativa do segmento no município (Coopertrans) adquiriu 20 novos micro-ônibus, que substituirão as kombis e vans que até então alimentavam o sistema em bairros da cidade. A solenidade de entrega da nova frota de veículos aconteceu na manhã desta sexta-feira (23/05), na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, às margens da BR-101, e contou com a presença do prefeito Vado da Farmácia, secretários municipais, vereadores e moradores.
A nova frota vai atender as linhas Ponte dos Carvalhos/Cabo; Pontezinha/Cabo; Pontezinha/Cohab, Charneca/Cabo e Pista Preta/Cabo, que antes eram atendidas por kombis e vans. As praias (Gaibu e Suape) já utilizam micro-ônibus.
Os veículos têm capacidade para 21 passageiros sentados (incluindo o motorista e o cobrador); duas portas para embarque e desembarque e equipamentos. Os bancos possuem acento estofado e quatro deles já possui acessibilidade, o que segue a Lei Nº 2.900/2012 (Lei da Acessibilidade), que estabelece normas gerais e critérios básicos para atender pessoas com deficiência física e garantir a segurança dos usuários do sistema. Além disso, os micro-ônibus brevemente também serão monitorados por GPS para que se possa fazer um maior controle dos horários e percursos das linhas e da bilhetagem eletrônica.
A abertura da solenidade foi marcada por uma apresentação cultural do poeta Luiz Pirativo, que recitou um cordel. O presidente da Coopertrans, Arnaldo José, agradeceu ao prefeito e a todos que participaram dessa conquista. “Eu não tenho palavras para mensurar esse momento ímpar que o Cabo está vivendo. Essa vitória não é minha e sim da população cabense, que agora vai poder contar com mais conforto e segurança. Agradeço ao prefeito Vado pela parceria, pois sem ela não teríamos chegado até aqui”, declarou.
“Quero parabenizar a todos que fazem parte da Cooperativa e os que se empenharam ao máximo para hoje estarmos aqui comemorando, juntos, esse ganho do transporte alternativo na cidade”, destacou o prefeito Vado. “Essa melhoria não teria acontecido se fosse a união da Cooperativa, do Ministério Público e da Prefeitura”, finalizou o secretário de Defesa Social, Ricardo Marlon.
Para o cadeirante Márcio Alexandre, que estava representando a Associação dos Amigos Deficientes do Cabo, essa nova revolução do transporte é mais uma vitória conquistada não só pelos portadores de necessidades especiais, mas para toda a comunidade. “Esse é um momento de comemorar, pois não há vitória sem luta. Parabéns a todos pelo empenho e esforço em nos trazer mais comodidade”, comemorou.
Após a solenidade de entrega, os micro-ônibus saíram em carreata percorrendo as principais vias dos bairros do Centro, Charneca e Pontezinha e do distrito de Ponte dos Carvalhos, para serem apresentados à população.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto
parabéns Joâo pela abordagen
ResponderExcluirDivulga os horários desses transportes, é de grande utilidade.
ResponderExcluir