terça-feira, 13 de maio de 2014

Município discute em seminário políticas de combate à exploração sexual durante a Copa


seminariosepros-3-
Com o intuito de elaborar propostas de políticas públicas para o combate à exploração sexual de menores no período do Campeonato Mundial de Futebol, foi realizado, durante toda esta terça-feira (13/05), o 1º Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Contexto da Copa. O evento teve como tema “Todos num só time, por uma copa sem abuso e exploração sexual”, e aconteceu no auditório do SEST/SENAT, localizado em Rosário, às margens da rodovia PE-60.
A iniciativa é da Rede Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Programas Sociais e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
seminariosepros-6-Durante o evento, houve uma apresentação da Orquestra Criança Alegria Meninos de Jussaral. Na abertura, foi composta uma mesa solene com a participação do secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos; da representante do Centro das Mulheres, Sara Cristina Alves; do conselheiro do COMDCASA, Carlos Antônio dos Santos; do conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE), Nivaldo Pereira; e da representante da Rede Estadual de Combate ao abuso à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Herline Cabral.
seminariosepros-4-“Este seminário é muito importante para podermos construir uma política que venha a coibir e diminuir o índice do abuso e da exploração sexual em Pernambuco, trabalhando de forma intersetorial”, enfatizou Ronaldo Santos. “Sabemos que todos estamos engajados como agentes protetores de nossas crianças no Estado, e que isto é uma responsabilidade nossa, onde devemos formar opiniões e ações através das nossas entidades”, comentou Herline Cabral.
Pela manhã, foi realizada uma palestra com o tema “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Avanços e Desafios”. Já à tarde, houve uma apresentação cultural com os personagens Mateus e Catirina.
seminariosepros-8-Todas as crianças e adolescentes são sujeitos de direitos estabelecidos pela Lei Federal nº 8.069, dando à sociedade um olhar para a prioridade absoluta. Esta lei dispõe a proteção integral. Existem dois tipos de abuso, o abuso sexual sem contato (assédio sexual, verbal, exibicionismo, voyeurismo e pornografia) ou abuso sexual com contato físico.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário