O pequeno Guilherme Aciole, nascido nessa segunda-feira (26/05), é o mais novo “bebê prefeito” do Cabo de Santo Agostinho. Ele recebeu este título por ter sido a primeira criança a nascer na cidade durante a realização da Semana do Bebê, estratégia de mobilização social à primeira infância (0 a 6 anos), que começou nessa segunda e segue até domingo (1º de junho). Filho da estudante Ravani Maria Aciole, 16, Guilherme nasceu de parto natural, na maternidade municipal Padre Geraldo Leite Bastos, no distrito de Ponte dos Carvalhos, pesando 3,4 kg e com 53 cm.
O prefeito Vado da Farmácia esteve na maternidade na tarde desta terça-feira (27) para conhecer o bebê e entregou simbolicamente a chave da cidade. “Estamos felizes com o nascimento do Guilherme. Esperamos que o atendimento prestado a ele seja uma referência a todas as crianças do nosso município”, disse. Também participaram da visita os secretários municipais Valter Kirzner (Saúde) e Ronaldo Santos (Programas Sociais), além de representantes da prefeitura e da InterCement (empresa apoiadora do evento), que entregaram à nova mãe uma cesta com produtos para cuidados especiais com o recém-nascido.
Ravani é moradora do Loteamento Garapu e fez o pré-natal no Posto Médico Manoel Gomes, no centro do Cabo, e se mostrou muito satisfeita como atendimento recebido durante a gestação e o parto. “A chegada do meu filho está sendo um momento muito especial para mim. Tive um parto muito tranquilo e recebi um ótimo atendimento das equipes”, enfatizou.
Durante a visita, a maternidade Padre Geraldo foi contemplada com a doação de 300 recipientes para o Posto de Coleta de Leite Materno, previsto para ser inaugurado no próximo dia 10. Para Sueldo Sérgio, representante da InterCement, é muito gratificante participar de momentos como este. “A Semana do Bebê vem pra mostrar que é possível contribuir para o que os direitos de mães e das crianças sejam garantidos”, destacou.
CINE PIPOCA “O RENASCIMENTO DO PARTO” – Dentro da programação da Semana do Bebê, foi realizado na tarde desta terça, no auditório da escola-modelo de Pontezinha, o Cine Pipoca, com a exibição do documentário “O renascimento do parto”, de Erica de Paula e Eduardo Chavet. Um trabalho de mobilização das unidades de Saúde da Família reuniu dezenas de mulheres para a sessão, que culminou com uma roda de conversa sobre a humanização do parto. Integrantes da ONG Cais do Parto mediaram o papo com as participantes.
Uma doula (assistente de parto) e duas parteiras mostraram a importância do parto humanizado, trazendo informações interessantes e tirando dúvidas das mães e futuras mães. “A abertura dessa roda ajuda a resgatar o poder que a mulher já tem de parir e desmistificar o medo dos partos naturais através da informação e conscientização”, explicou Marla Carvalho, doula e representante da ONG. Todas as presentes receberam ainda uma cartilha contendo informações sobre gestação e outros cuidados.
A Semana do Bebê é desenvolvida pelo Instituto Camargo Corrêa e a Intercement em parceria com o Unicef, com o intuito de promover atividades alusivas à primeiríssima infância e ao período gestacional. No município, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde, Educação e Programas Sociais.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário