segunda-feira, 26 de maio de 2014

Entrega de premiações e homenagens marcam o encerramento da 19ª Mocaspe

Encerramento_Mocaspe_RandyAugusto5383a1bc81fb7.jpgO encerramento da Mostra de Esquetes e Poesias Encenadas (Mocaspe) do Cabo de Santo Agostinho, nesse domingo (26/05), foi marcado pela emoção. Além da premiação dos destaques, a última noite do evento contou com homenagens e apresentações. A mostra, iniciada na última segunda-feira (19), foi uma realização do Movimento Teatral do município, com o apoio da Prefeitura Municipal, e aconteceu pela segunda vez no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu.
A última noite da Mocaspe começou com a apresentação dos espetáculos “As mais, Mais (mix de todas as peças apresentadas) e “Um minuto para dizer que te amo” (vencedor no júri popular, categoria master, com 96,87% dos votos). Em seguida, houve a entrega dos troféus aos destaques e uma homenagem a artista plástica e atriz, cenógrafa, figurinista, maquiadora, artista plástica e arte-educadora Síntia Alves. Os músicos Pedro Albano, Nice Albano e Lilian Mendes também se apresentaram na ocasião.
Na ocasião, Síntia falou sobre sua alegria por ser a grande homenageada do evento. “Quando recebi a notícia fiquei feliz ao saber que a classe artística respeita o meu trabalho”, comentou. “A Mocaspe em si é bem interessante, visto que possibilita os atores iniciantes a experimentarem o fazer artístico de forma consciente. A cada ano, os participantes se preocupam em dar mais qualidade ao evento”, disse.
Luiz Navarro, um dos organizadores e integrante do Movimento Teatral do Cabo, descreveu o sucesso da edição. “Este ano, a Mocaspe teve recorde de público. Tivemos casa cheia durante toda a semana. De fato, foi uma grande mostra, de grandes esquetes, principalmente por que muitos jovens apareceram com vontade de fazer teatro. Foram temas diversos e bem instigantes”, frisou.
O secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, ressaltou a satisfação da prefeitura em ser parceira da Mocaspe. “As expectativas foram superadas. A grande quantidade de jovens na plateia foi algo que chamou bastante a minha atenção. Destaco também a grande qualidade dos artistas e produtores cabenses”, declarou. A vice-prefeita, Edna Gomes, também marcou presença no encerramento da Mocaspe.
Premiado por melhor direção master com “O psicanalista”, Thierry Fernandes ressaltou a importância da cultura. “Tão primordial quanto saúde, educação, moradia e trabalho, a cultura é um direito social. Não podemos renegar o acesso das pessoas a esse espaço. Como artistas, devemos fazer com que as pessoas compreendam o teatro para que possam respeitá-lo”, afirmou.
A comissão julgadora da mostra deste ano foi composta pelo ator, diretor e professor de teatro, Wellington Júnior (Cabo); o produtor cultural, ator e diretor, Lugg Alves; e o arte educador, produtor cultural, ator e diretor, Jadenilson Gomes.
Confira a relação dos premiados da Mocaspe:
Aspirante
- Melhor Espetáculo – “Véu e Grinalda”
- Sonoplastia – Marbson Alves, com “Filhos da Terra”
- Figurino – Alcy Saavedra e Thierry Fernandes, com “Véu e Grinalda”
- Cenário – Alcy Saavedra, com Véu e Grinalda”
- Maquiagem – Não houve indicação
- Iluminação – Marcos Salomão, com “O Açogueiro”
- Atriz Coadjuvante – Katielly Vívian, com “Filhos da Terra”
- Ator Coadjuvante – Foram dois premiados, Biel Andrade, com “Véu e Grinalda” e “A Madame”, e Leonardo Lins, com “O psicanalista”.
- Atriz – Amanda Bruna, “Eu sou diferente?”
- Ator – Fell Silva, com “Um minuto pra dizer que te amo”
- Texto – Não houve indicação
- Direção – Madson Erick, com “O açougueiro”

Master
- Melhor espetáculo – (1º lugar)“Um minuto pra dizer que te amo”, (2º lugar) “O Psicanalista” e (3º lugar) No Quarto ao Lado
- Iluminação – Luiz Navarro, com “Um minuto pra dizer que te amo”
- Figurino – Madson Erick, com “O Açougueiro”
- Cenário – O grupo, com “Gaiolas de Plástico
- Maquiagem – Luiz Navarro, com “Um minuto pra dizer que te amo”
- Sonoplastia – Luiz Navarro, Nice Albano e Zé Caetano
- Atriz Coadjuvante – Não houve indicação
- Ator Coadjuvante – Madson Erick, com “No quarto ao lado”
- Atriz – Belly Nascimento, com “No quarto ao lado”
- Ator – Luiz Navarro, com “Um minuto pra dizer que te amo” e Alcy Saavedra, com “Véu e Grinalda”
- Texto – Luiz Navarro, com “Um minuto pra dizer que te amo”
- Direção – Thierry Fernandes, com “O Psicanalista”

Outras premiações
- À Evânia Copino, pela direção dos alunos atores da Escola Antônio Benedito da Rocha no espetáculo “Eu sou diferente?”
- Ao grupo Coletivo Teatral Risoflora, pela pesquisa e experimentação do teatro juvenil


Texto: Agostinho Santiago – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário