No próximo dia 03 de junho, o Cabo de Santo Agostinho receberá pela primeira vez a campanha “Nenhuma Pernambucana sem Documento”. A ação vai acontecer das 14h às 18h, no Centro Cultural Mestre Dié, situado no distrito de Ponte dos Carvalhos. Na ocasião, serão emitidas gratuitamente carteiras de identidade (1ª e 2ª via) e de trabalho (1ª e 2ª via), e certidões de nascimento (2ª via) e casamento. Desenvolvida pelo Governo do Estado, no município a campanha conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva da Mulher.
De acordo com a secretária, Tereza Claudina, o propósito é colaborar com a campanha cadastrando 100% das mulheres do Cabo. “Nosso objetivo é facilitar o acesso à emissão de documento e ressaltar a importância delas terem o registro civil”, explicou a secretária, Tereza Cristina.
No Mestre Dié estarão disponíveis 100 identidades para primeira e segunda vias, 100 certidões de nascimento e 80 carteiras de trabalho para emissão. Para a segunda via de registro de casamento é preciso que a mulher apresente um documento contendo foto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3524-9107.
CAPACITAÇÃO – Para atuarem na campanha, educadoras sociais do município foram contempladas com uma capacitação, entre os dias 20 e 22 deste mês. As aulas aconteceram no auditório da escola-modelo de Pontezinha. O objetivo foi capacitá-las para a 2ª etapa da campanha que é a emissão de documentos. Nos primeiros dias houve oficinas de gênero e de cidadania, e no terceiro dia ocorreu um seminário de apresentação das propostas direcionadas ao poder público local relativas à melhoria das condições das mulheres do município. Ao todo foram 30 vagas direcionadas as agentes de saúde, professores, conselhos, associações e sociedade civil atuante para servirem no programa.
Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário