terça-feira, 20 de maio de 2014

Mostra de esquetes continua até domingo revelando talento de artistas do Cabo


Mocaspe-fotojoaobarbosa (10).JPGCom o objetivo de fortalecer a arte cênica e revelar o talento de artistas do Cabo de Santo Agostinho, a 19ª edição da Mostra Cabense de Esquetes e Poesias Encenadas (Mocaspe) começou nessa segunda-feira (19/05) e segue até domingo (25). O evento, que acontece a partir das 19h30 no Auditório Luiz Alves Lacerda, ao lado da escola-modelo de Garapu, é uma realização do Movimento Teatral do Cabo e conta com o apoio da Prefeitura. A entrada custa R$ 5,00.
A primeira noite da Mocaspe contou com um público de mais de 200 pessoas, que lotaram o auditório e assistiram atentos ao espetáculo Passaredo, do Grupo Proscênio, de Surubim (município do agreste pernambucano). Convidada pela organização da Mostra, a peça tem direção de André Chaves e conta com oito atores em cena. De uma forma lúdica, o espetáculo, além da poesia e vida de Luiz Gonzaga, se apropria de elementos trágicos para contar a saga fictícia de um pequeno “herói” que por causa da sua amada aventura-se no sertão em busca do seu amor.
Mocaspe-fotojoaobarbosa (5).JPG“Estamos mais uma vez com muito orgulho realizando essa mostra, e é sempre um momento de muita alegria, onde os artistas podem experimentar a arte em todas as suas facetas”, destacou um dos organizadores, Luiz Navarro. De acordo com ele, mais de 100 pessoas, entre eles atores, diretores e equipe técnica, estão trabalhando no elenco da Mocaspe. Desta terça-feira até sábado, haverá a mostra competitiva, quando serão apresentados por noite três espetáculos com duração de 50 minutos cada. No domingo, haverá a premiação dos destaques, com a entrega de 20 troféus.
O secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, ressaltou o significado do evento para a consolidação da arte no município. “A Mocaspe é uma verdadeira passarela cultural, onde desfilam grandes atores e atrizes da nossa terra. A Prefeitura Municipal mais uma vez apoia essa atividade e se sente honrada em contribuir para fortalecê-la”, declarou, desejando a todos uma excelente mostra.
HOMENAGEM – A grande homenageada da Mocaspe deste ano é a artista Síntia Alves. Nascida em Ribeirão, chegou ao município do Cabo aos nove meses de idade. Começou sua carreira como atriz aos 13 na escola. Síntia é também cenógrafa, figurinista, maquiadora, artista plástica e arte-educadora.
Síntia esteve presente na abertura e enfatizou sua alegria em receber esta homenagem. “Eu fiquei surpresa e feliz, porque é uma forma de reconhecimento ao trabalho que venho desenvolvendo ao longo da minha vida aqui no Cabo”, disse. Na Mocaspe, ela já participou como atuando, confeccionando troféus, figurinos e cenários e maquiando.
“A homenageada escolhida em assembleia por toda a classe artística é a multi artista Síntia Alves, atriz de um dos mais importantes grupos de teatro de Pernambuco, o Grudage (Grupo da Gente), que nós costumamos dizer que é a célula-mãe de muitos artistas que ainda continuam fazendo teatro no município”, acrescentou Navarro.
Prestigiaram a primeira noite da mostra a vice-prefeita Edna Gomes, os secretários Luiz Pereira (Governo) e Cesar Paiva (Juventude e Esportes), alunos da escola-modelo Antônio Benedito da Rocha e artistas. Outras informações: 3521-6655.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário