sexta-feira, 30 de maio de 2014

Concluintes do curso de capacitação em Libras recebem certificados


Formacao_de_Libras_RandyAugusto03A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta sexta-feira (30/05), a solenidade de entrega dos certificados aos 22 alunos concluintes do curso de capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro. O curso, ofertado gratuitamente, foi iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded), e teve início no último dia 3 de maio.
Formacao_de_Libras_RandyAugusto01O curso teve carga horária de 60 horas, e foi direcionado para os funcionários das secretarias de Programas Sociais, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura e Lazer, Defesa Social, Comunicação Social, Juventude e Esportes e Saúde, com o intuito de capacitá-los para garantir a boa comunicação entre os servidores e munícipes que possuem deficiência auditiva.
Durante o encontro, foi composta uma mesa solene com o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos; o assessor especial da Secretaria de Educação, Jeferson Rodrigues; a intérprete de libras em coda, Jaqueline Martins; e o presidente do Comded, André Cordeiro. Logo após, os concluintes realizaram uma apresentação teatral e, em seguida, houve a apresentação do músico Felipe Silva. “É um momento de alegria poder estar aqui, presenciando esta solenidade, de uma capacitação muito importante, para que os servidores possam dar um melhor atendimento para os munícipes”, comentou o secretário Ronaldo Santos.
Formacao_de_Libras_RandyAugusto04Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded), André Cordeiro, todos ganharam com essa capacitação. “Através disso, muitas pessoas passaram a ter conhecimento da linguagem de libras, através dessa parceria”, disse.
“Através dessa capacitação, pudemos conhecer uma segunda língua brasileira, e dessa maneira que vamos ser agentes multiplicadores. Agora, poderemos ajudar as pessoas que querem ser atendidas por nós servidores”, disse Roseane das Neves, que trabalha na Gerência Regional 3.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

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