segunda-feira, 5 de maio de 2014

Saúde orienta população sobre uso racional de medicamentos


Dia_Mundial_Racional_Medicamentos_RandyAugusto05Para marcar o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, celebrado nesta segunda-feira (05/05), a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRFPE), realizou uma ação para orientar a população sobre o uso correto e seguro de medicamentos. A atividade aconteceu no Largo da Estação Ferroviária, no Centro.
De acordo com o coordenador do Centro de Assistência Farmacêutica do Cabo (CAF), José Orlando Sousa, a mobilização serve para alertar sobre os problemas causados pela automedicação. “Estamos aqui para conscientizar a população que medicação é coisa séria”, afirmou. “As pessoas só podem se medicar com a prescrição médica e orientação farmacêutica”, completou ele.
Dia_Mundial_Racional_Medicamentos_RandyAugusto03Durante a atividade, farmacêuticos da Rede municipal de Saúde esclareceram dúvidas sobre medicamentos, distribuíram material educativo e ofereceram também aferição da pressão arterial e teste de glicemia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamento acontece quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas, em doses adequadas as suas necessidades individuais, por um período apropriado e ao menor custo para si e para a comunidade.
Dia_Mundial_Racional_Medicamentos_RandyAugusto01“As pessoas devem evitar a automedicação, pois causam complicações e reações adversas como mascaramento de doenças, resistência bacteriana, internações e até mesmo a morte”, explicou coordenador do CAF.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário