Foi realizada nessa segunda-feira (26/05), no Cabo de Santo Agostinho, uma audiência pública com o tema “Educação e Responsabilidade Empresarial”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro, e foi uma iniciativa do Instituto Reds, com o apoio da prefeitura. Compuseram a mesa o secretário de Educação, Elias Santos; o presidente da Câmara de Dirigentes lojistas do Cabo (CDL), Paulo Caminha Junior; o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Cabo, tenente coronel Roberto Galindo e os representantes da empresa Impsa (Complexo Portuário de Suape) José Leão; e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Cabo, Tadeu Anjos.
Na audiência, houve uma palestra ministrada pelo professor Otto Benar, da Universidade de Pernambuco, que abordou questões sobre o desenvolvimento sustentável dos polos econômicos do Estado de Pernambuco, realizando uma comparação sobre o desafio da sustentabilidade dos municípios de Goiana e do Cabo de Santo Agostinho. As discussões giraram em torno dos principais desafios, aspectos fundamentais e conhecimento de propostas para o reforço escolar, o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento regional.
Os debates foram mediados pela deputada estadual Teresa Leitão, integrante titular da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a qual afirmou em sua fala que a educação é um dever do estado e direito de todos. “A responsabilidade empresarial não deve ser concebida somente através da isenção de impostos. A relação do estado com o ente privado deve ser mediada pelo direito”, disse, frisando a necessidade das prefeituras investirem cada vez mais na Educação Infantil, pois é a “base da educação de todo cidadão”.
O público presente também pôde dar sua contribuição sobre o tema da audiência. A dirigente da Escola Ariosto Nunes, Ana Muniz, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação em sediar o evento e questionou qual é o olhar da empresa em relação às instituições de educacionais públicas do município. A professora Sara Gouveia, técnica da Gestão Democrática da SME, demonstrou preocupação com a relação família e escola. “A minha preocupação é com a juventude porque a cada dia o zelo dos pais para com os filhos parece mínimo. É importante que se trabalhe, principalmente, com a família. É preciso que as empresas firmem parcerias com as escolas visando a essa problemática”, sugeriu a docente.
A audiência terminou com as considerações do secretário Elias Santos, que destacou o sucesso da reunião e sugeriu que a deputada Teresa Leitão estendesse a discussão à Assembleia Legislativa. Ele lembrou que pretende apoiar outras sessões que propiciem debate sobre a escola, visto que se trata de uma instituição viva, dinâmica. “Um ambiente que mostra potencialidades, que prepara para a vida”, ressaltou.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário