quarta-feira, 28 de maio de 2014

Município realiza audiência pública sobre Educação e Responsabilidade Empresarial

AUDI PUB NA SME 010 FOTO JORGE LUIZFoi realizada nessa segunda-feira (26/05), no Cabo de Santo Agostinho, uma audiência pública com o tema “Educação e Responsabilidade Empresarial”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro, e foi uma iniciativa do Instituto Reds, com o apoio da prefeitura. Compuseram a mesa o secretário de Educação, Elias Santos; o presidente da Câmara de Dirigentes lojistas do Cabo (CDL), Paulo Caminha Junior; o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Cabo, tenente coronel Roberto Galindo e os representantes da empresa Impsa (Complexo Portuário de Suape) José Leão; e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Cabo, Tadeu Anjos.
AUDI PUB NA SME 009 FOTO JORGE LUIZNa audiência, houve uma palestra ministrada pelo professor Otto Benar, da Universidade de Pernambuco, que abordou questões sobre o desenvolvimento sustentável dos polos econômicos do Estado de Pernambuco, realizando uma comparação sobre o desafio da sustentabilidade dos municípios de Goiana e do Cabo de Santo Agostinho. As discussões giraram em torno dos principais desafios, aspectos fundamentais e conhecimento de propostas para o reforço escolar, o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento regional.
AUDI PUB NA SME 004 FOTO JORGE LUIZOs debates foram mediados pela deputada estadual Teresa Leitão, integrante titular da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a qual afirmou em sua fala que a educação é um dever do estado e direito de todos. “A responsabilidade empresarial não deve ser concebida somente através da isenção de impostos. A relação do estado com o ente privado deve ser mediada pelo direito”, disse, frisando a necessidade das prefeituras investirem cada vez mais na Educação Infantil, pois é a “base da educação de todo cidadão”.
O público presente também pôde dar sua contribuição sobre o tema da audiência. A dirigente da Escola Ariosto Nunes, Ana Muniz, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação em sediar o evento e questionou qual é o olhar da empresa em relação às instituições de educacionais públicas do município. A professora Sara Gouveia, técnica da Gestão Democrática da SME, demonstrou preocupação com a relação família e escola. “A minha preocupação é com a juventude porque a cada dia o zelo dos pais para com os filhos parece mínimo. É importante que se trabalhe, principalmente, com a família. É preciso que as empresas firmem parcerias com as escolas visando a essa problemática”, sugeriu a docente.
AUDI PUB NA SME 001 FOTO JORGE LUIZA audiência terminou com as considerações do secretário Elias Santos, que destacou o sucesso da reunião e sugeriu que a deputada Teresa Leitão estendesse a discussão à Assembleia Legislativa. Ele lembrou que pretende apoiar outras sessões que propiciem debate sobre a escola, visto que se trata de uma instituição viva, dinâmica. “Um ambiente que mostra potencialidades, que prepara para a vida”, ressaltou.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário