A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (21/05) um seminário de apresentação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) 2014. O evento aconteceu no auditório da escola-modelo em Pontezinha, e reuniu professores da rede municipal para compartilhar experiências e apresentar o projeto do Pnaic para este ano. O objetivo do pacto é de que as crianças cabenses cheguem até os 8 anos já alfabetizadas.
Este ano, novos conteúdos serão trabalhados com ênfase na alfabetização matemática, mantendo-se os conceitos relativos à alfabetização e letramento em uma perspectiva interdisciplinar. Durante o evento,o secretário Municipal de Educação, Elias Santos, agradeceu a presença e a colaboração de todos os docentes envolvidos no projeto e destacou que os professores são peças fundamentais para que o Pnaic tenha êxito no município. O prefeito Vado da Farmácia participou do seminário e falou das ações da prefeitura voltadas à educação, pedindo a colaboração de todos para haja uma educação de qualidade. “Não existe grandes ações sem esforço, contamos com a ajuda de vocês educadores”, disse.
Baseado no Programa Pró-Letramento, um curso presencial de dois anos será ministrado para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Para Eliane Gomes, coordenadora no Pnaic no município, esta é a proposta mais audaciosa do governo federal e tem sido muito bem desempenhado na cidade. “Alfabetizar nesta idade é algo difícil e estamos trabalhando esse processo de forma dinâmica. Esperamos chegar no momento em que todas as crianças de 8 anos estejam alfabetizadas”, destacou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME)
Nenhum comentário:
Postar um comentário