A 4ª Edição da Semana do Bebê no Cabo de Santo Agostinho foi encerrada com jogos, apresentação cultural e muitas brincadeiras. A culminância da atividade aconteceu na tarde desse domingo (19/06), na Associação de Moradores de Gaibu, e reuniu alunos de escolas públicas, pais, representantes do Governo Municipal e do CADI Gaibu.
Abrindo a programação, os personagens Mateus e Catirina falaram com muita descontração sobre os direitos das gestantes e crianças, interagindo com o público presente através de jogo de perguntas e respostas. Alunos das escolas municipais Maria Thamar, de Enseada dos Corais, e Marquês do Recife, de Jussaral, finalistas da Gincana Intercolegial em prol da 1ª infância, realizaram a 4ª e última prova da competição, com a apresentação de uma paródia voltada para a temática. Pela soma de pontuação, os estudantes da Marquês do Recife foram os campeões desta edição e levaram como prêmio, além das medalhas e troféus, passaportes para o Parque de diversão Mirabilândia. O segundo lugar foi premiado com um passeio para uma trilha ecológica, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente.
Pipoca, algodão doce e muitas brincadeiras fizeram a animação do público presente. Além disso, gestantes, mamães e bebês receberam brindes e puderam participar do sorteio de kits de higiene. E ao final, houve a distribuição de lanches. Para a dona de casa Jacilene Maria, 28 anos, foi um momento muito proveitoso. “Estou achando essa atividade muito legal, pois nos ensina a como cuidar dos bebês e os direitos que nós temos. Já participei nos anos anteriores e sempre gosto muito”, disse.
A Semana do Bebê é uma ação de mobilização que acontece em mais de 600 municípios brasileiros buscando, através das atividades, sensibilizar as autoridades para os direitos à sobrevivência a ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, a chamada primeira infância. Este ano com o tema “A promoção do ambiente saudável na perspectiva do desenvolvimento integral da criança”, a ação foi iniciada no dia 14 e contou a participação das secretarias de Saúde, Educação e Programas Sociais em parceria com o Instituto InterCement, Pastoral da Criança, Unicef, CADI Gaibu, entre outras instituições, para a realização de atividades de voltadas ao tema em todo o município.
“A 4ª edição da Semana do Bebê, como nas edições anteriores, foi de grande importância, porque envolveu mobilização da população, com o poder público, iniciativa privada, conselhos, CADI e demais entidades. Nossa proposta foi esclarecer e incentivar os cuidados desde a gestação até o sexto ano de vida. Este ano contamos também com a participação dos avós e familiares, enriquecendo as nossas atividades, e trabalhamos o combate aos Aedes Aegypti, causador de muitos problemas, dentre eles a microcefalia em bebês”, informou a coordenadora da saúde da criança e do adolescente, Nobélia Duarte.
A coordenadora dos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) no município, Márcia Félix, ressaltou que diversas ações foram voltadas para a saúde de mães e bebês, mas também para as questões sociais. “Nos CRAS de todo o município, técnicos, assistentes sociais e psicólogos, junto com usuários e seus familiares, puderam abordar as questões de combate ao Aedes Aegypti, violência doméstica e contra a mulher, assim como a relação entre pais e avós do desenvolvimento das crianças. Fatores que interferem no bem estar tanto das gestantes, quanto das crianças e seus familiares em geral”, enfatizou.
Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário