A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está promovendo diversas atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Nesta terça-feira (07/06), uma palestra sobre a gestão de recursos hídricos foi realizada no auditório de Centro Administrativo Municipal (CAM). O evento teve a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, além de agentes do Centro de Vigilância Ambiental (CVA). A programação da Semana do Meio Ambiente continua até a próxima sexta-feira, com mesa redonda, palestra, trilha e plantio de espécies nativas.
A palestra foi ministrada pela professora Yana Batista da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que enfatizou a importância do tratamento das águas em termo de gestão de recursos hídricos, mostrando os tipos e finalidades da água e primordialmente a parte de política e educação ambiental. Também foram discutidos os tipos de incentivo que devem ser elaborados para a gestão dos recursos hídricos.
Segundo a professora Yana Batista, a importância da palestra é a conscientização ambiental. “Temos que nos conscientizar para ter um meio ambiente de boa qualidade, e com isso fornecer uma água potável para toda população, tanto para a população de hoje como também para as gerações futuras”, ressaltou.
“A palestra da professora Yana Batista foi fundamental porque cumpriu o objetivo de mostrar a importância dos recursos hídricos, tanto para os técnicos da Sema (Secretaria de Meio Ambiente), como também para Secretaria de Saúde e CVA, e foi de grande importância a capacitação, pelo esclarecimento e aprendizagem do assunto”, destacou André Morais, secretário Executivo de Meio Ambiente.
PRIMEIRO DIA – Nessa segunda-feira (06), a Prefeitura abriu as atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente com uma trilha ecológica na Vila de Nazaré e uma palestra sobre a importância da conservação do Manguezal. A trilha foi realizada no Parque Metropolitano Armando Holanda com crianças da Escola Municipal Maria Madalena Tabosa, com o objetivo de realizar a limpeza durante a trilha da Bica do Ferrugem. Ao todo foram recolhidos mais de 6kg de resíduos.
“A trilha ecológica apresenta como uma possibilidade de tornar o conhecimento pertinente, contextualizado e real. O contato com a natureza é o elemento motivador para dar encanto e interesse pela atividade desenvolvida”, ressaltou a analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Daniela Oliveira Analista Ambiental. “É importante que a gente preserve o meio ambiente para que ele fique limpo. Eu adoro a natureza sem lixo”, comentou a estudante Maria Luiza, 8 anos.
Também foi realizada uma palestra na Escola Municipal Maria Madalena Tabosa, em Itapuama, para mostrar o bioma do manguezal e sua importância para o ecossistema.
CAMINHADA – No último domingo (05), foi realizada na Praia de Itapuama a 8ª Caminhada Ecológica Onda Limpa para Gerações Futuras. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, José Severino Belo (Deda) prestigiou a atividade.
Confira a programação das próximas atividades:
Quarta-Feira – 08/06
- Mesa Redonda sobre Resíduos Sólidos
Local: IFPE – Campus Cabo
Horário: 14h
- Palestra Preservação do Manguezal
Palestrante: Gerente de Controle SEMA- Rúbia Melo
Local: Praia do Paiva
Horário 9h
Quinta-Feira – 09/06
- Trilha Ecológica com Alunos da UFRPE
Local: Vila de Nazaré
Horário: 8h30
Sexta-Feira – 10/06
- Plantio de Espécies Nativas
Local: Calçadão / Praças da Vila Social
Horário: 9h30
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Arquivo Sema
Nenhum comentário:
Postar um comentário