Com o tema “Por um bebê saudável: todos contra o mosquito”, uma roda diálogo envolvendo mães e avós do distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, levou mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e os cuidados durante a gravidez. A ação fez parte da programação da 4ª edição da Semana do Bebê, fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Programas Sociais, e o Instituto InterCement, e foi realizada na manhã desta sexta-feira (17/06), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Loteamento Nova Era.
A roda de diálogos foi iniciada com as orientações da agente de Epidemiologia do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), Maria Cristina, que falou sobre os cuidados com a limpeza das casas e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor de arboviroses, que é responsável pelos casos de microcefalia em bebês. Ela explicou que é necessário prevenir a criação dos focos e a proliferação do mosquito, e falou sobre o trabalho dos agentes nas residências.
“É muito importante que a sociedade se conscientize sobre o seu papel no combate ao mosquito. Se todos fizerem um pouco, cuidando das suas casas, evitando jogar lixo nas ruas e canaletas, eliminando de forma adequada os focos e permitindo a vistoria dos agentes nas residências, vamos ter sucesso”, informou a agente. “Para as gestantes, é fundamental se prevenir fazendo o uso de repelentes, roupas mais cobertas e usando mosquiteiros para prevenir as picada do Aedes Aegypti, que pode ser prejudicial para mãe e bebê”, disse ainda.
A coordenadora da saúde da criança e do adolescente da Secretaria de Saúde, Nobélia Duarte, também pôde conversar com as gestantes sobre os direitos que lhes são assegurando durante a gravidez, assim como aos bebês, e explicou os cuidados que devem ser tomados para que o bebê seja saudável. “É importante que a gestante faça um acompanhamento pré-natal adequado, com exames laboratoriais e de imagem necessários para o monitoramento da gestação e do bebê”, ressaltou.
Ainda durante o encontro, a psicóloga e técnica social do CRAS Nova Era, Elizabeth Cavalcante, falou sobre a relação dos pais e avós na educação dos netos. “Os avós tem um papel muito importante na vida dos netos, alguns assumindo o papel de cuidadores e outros assumindo, de fato, a criação dos netos. Para um bom desenvolvimento da criança é muito saudável que haja uma relação harmoniosa entre pais e avós, para que os conflitos não interfiram na formação na educação da criança”, enfatizou.
O diálogo fluiu com a participação dos presentes compartilhando um pouco de suas experiências do dia a dia, e tirando dúvidas com as orientadoras. Ao final, foi oferecido um lanche para os presentes, e houve o sorteio de dois kits de higiene para mães e bebês.
A dona de casa Maria Jose Farias, 59 anos, foi uma das ganhadoras do kit de higiene e optou por presentear uma das gestantes que participou da atividade. “Sou avó e gostei muito de participar dessa palestra. Sempre bom aumentar o conhecimento para ajudar outras pessoas. Também achei muito bom o sorteio desses brindes, que recebi, mas que acreditei que será muito necessário para a gestante que também estava presente, e resolvi dar para ela”, destacou.
Grávida do segundo filho, a dona de Casa Edna Maria, 25 anos, ficou feliz ao receber o kit das mãos da companheira de palestra e acredita que as informações recebidas durante a roda de diálogo serão muito proveitosas. “Esta é minha segunda gravidez e hoje eu aprendi coisas que ainda não sabia, como alguns direitos que nós gestantes temos. Achei maravilhoso”, enfatizou.
A 4ª edição da Semana do Bebê no Cabo, teve início no último dia 14 e segue até o dia 19, com atividades descentralizadas em todas as regionais do município.
Texto e fotos: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário