A 5ª edição do Arraiá Especiá do Cabo de Santo Agostinho, realizada nessa quarta-feira (15/06), reuniu centenas de pessoas no Pátio na Estação, no Centro, levando ainda mais animação aos festejos juninos locais. Também conhecido como o “arraiá da inclusão”, este ano, além do segmento da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, a festa contou com a participação do público LGBT e dos movimentos de igualdade racial. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Programas Sociais.
A abertura da programação ficou por conta do grupo de percussão Forró Especiá, formado por pessoas com diferentes tipos de deficiência, que encantou o público presente tocando canções tradicionais da cultura pernambucana, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Em seguida, veio o Grupo de Idosos Mensageiros da Paz, com a dança da peneira, mostrando que tem animação de sobra.
A festa ficou ainda mais bonita com a união de todos os segmentos, servidores e população em uma quadrilha improvisada. Sob o comando dos arte-educadores da Secretaria, o grupo formou um grande arraial cheio de animação e muito arrasta pé. E para embalar os dançarinos de plantão, houve ainda um show da Orquestra Meridional, que durante toda a noite deu o tom ao arrasta-pé da inclusão do Cabo de Santo Agostinho.
“Nosso Arraiá Especiá este ano veio com uma especificação diferenciada, onde procuramos incluir todos os usuários da política de assistência do nosso município, reunindo não só o segmento da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, mas a população LGBT e dos movimentos de igualdade racial. Fico muito feliz por fazer parte de uma gestão que está direcionando suas ações para a inclusão de todos os nossos públicos”, enfatizou a secretária de Programas Sociais e da Mulher, Andréa Galdino.
Para Rubenita Barros, 38 anos, portadora de deficiência física, a o Arraiá Especiá foi uma oportunidade de integrar todos os segmentos e preservar a cultura popular. “Estou adorando a festa. É uma oportunidade de estarmos junto preservando a nossa cultura popular e mostrar pra a população que estamos aqui, que podemos ter uma qualidade de vida, participar das atividades, nos envolver. Estou em uma cadeira de rodas, mas estou viva, sou guerreira, sou mulher e aprecio uma boa festa”, ressaltou.
A idosa Erine Oliveira, 59 anos, faz parte de um dos grupos de terceira idade do município e informou que nunca perde um Arraiá Especiá. “Desde a primeira edição da festa que eu marco presença. É sempre muito boa e eu quero poder participar de todas as edições que vierem pela frente”, disse.
Quem curtiu o Arraiá Especiá pôde contar ainda com a assistência dos alunos do curso de enfermagem do Grau Técnico que, através de parceria com a Secretaria, realizaram aferição de pressão e exames de HGT (medição de glicose) nos participantes. Além das barracas com venda de bebidas e comidas típicas, montadas por comerciantes locais.
Prestigiaram a festa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo; o secretário executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa; e o secretário executivo da Juventude e Esportes, Adriano Batista.
Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário