Por mais um ano, artesãos do Cabo de Santo Agostinho vão marcar presença na tradicional Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte). Em sua 17ª edição, a feira vai acontecer entre os dias 7 e 17 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. A grande novidade desta edição é que dois artistas cabenses terão lugar marcado na Alameda dos Mestres, área de destaque no evento. A participação dos artesãos do município é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Mestre Nena (Severino Antônio de Lima) e Cajazinho (Ademildo S. da Silva) foram os escolhidos para representar o Cabo na alameda, que contará com 63 artesãos ao todo. Nena iniciou no artesanato aos 9 anos de idade. Ele trabalha com utilitários decorativos em cerâmica. Cajazinho trabalha com marchetaria, talhas e jogos de lógica há aproximadamente 35 anos.
O evento contará com inúmeros estandes de artesanato, exposições e shows. Além de Nena e Cajazinho, o Cabo terá a presença de 17 artesãos que, em um estande, comercializarão cerca de 50 peças de diferentes tipos de artesanato, desde o crochê ao trabalho em madeira, dos licores à cerâmica, da moda praia aos reciclados. “Além de evidenciar ainda mais a identidade cultural do Cabo, a Fenearte é uma vitrine que garante a muitos artesãos vendas para o ano inteiro e ainda estimulam a produção do artesanato local”, avaliou o coordenador de Apoio ao Artesanato do município, Will Cruz.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Severino Belo, a exposição do artesanato cabense neste evento atrai um novo olhar para o município. “A gestão vê no artesanato uma forte fonte de renda, se preocupando em valorizar do nosso artesanato e em disseminar nossa cultura, para que ela seja reconhecida não só em feiras e eventos, mas em diversos lugares”, destacou.
A Prefeitura oferece toda a infraestrutura necessária para a participação dos artistas na feira. Serão disponibilizados transporte e acompanhamento técnico durante todos os dias de exposição, além do estande decorado e equipado.
Texto: Thays Lorena – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Preciso do.numero do telefone de cajazinho pois trabalhamos juntos a mais ou menos a 20 anos se tiver me passe por favor
ResponderExcluir