quinta-feira, 16 de junho de 2016

Enseada dos Corais recebe ações de vigilância epidemiológica



Ações de vigilância epidemiológica foram realizadas na comunidade do Pantanal, situada na praia de Enseada dos Corais. A atividade aconteceu nessa terça-feira (14/06), com o desenvolvimento do projeto de pesquisa ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), relacionados à esquistossomose e alergia. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA).
Com o objetivo de impedir o ciclo da doença e ocorrência de surto epidêmico, e para eliminar o aparecimento de caramujos, a equipe da Fiocruz composta por 12 agentes e 5 profissionais da vigilância realizaram coletas de material biológico na área do Pantanal e aplicaram teste alérgico com questionário para os moradores da localidade, para verificação da relação entre a parasitose e alergias. Mais de 130 pessoas da área foram beneficiadas com a atividade.
Mara Roque, responsável pela ação, comentou sua importância. “Nosso objetivo foi promover uma ação pontual visando melhorar a qualidade de vida através da realização de exames, palestras e entrega das medicações para os casos positivos da doença, procurando garantir prestação e prevenção da doença com qualidade e de forma humanizada”, explicou.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Arquivo SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário