Com o tema “Basta de violência contra as mulheres”, a Secretaria Executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho está realizando, durante todo o mês de Junho, ações de enfrentamento à violência contra o público feminino. A proposta é aproveitar os festejos juninos para alcançar um maior número de pessoas.
Desde o último dia 04, representantes da secretaria estão no Pátio da Estação Ferroviária, no Centro – que recebe nos finais de semana deste mês o tradicional Trem do Forró – realizando a distribuição de materiais informativos com orientações de como prevenir e denunciar os crimes cometidos contra a mulher. Também estão sendo informados os endereços e telefones dos centros de atendimento no município, e os telefones para denúncias.
O município do Cabo de Santo Agostinho conta com um Centro de Referência especializado em violência contra a mulher, o centro Maria Purcina, que fica localizado na Rua Bezerra Filho, nº 146, Centro. No local, mulheres vítimas de violência doméstica e sexista podem receber atendimento psicológico, jurídico e de assistência social. Além disso, as denúncias de violência podem ser feitas pelo 0800 281 1877, ou pelas centrais nacionais do disque atendimento à mulher, 180, e ainda pela ouvidoria nacional de Direitos Humanos pelo disque 100.
A secretária de Programas Sociais e da Mulher, Andréa Galdino, informou que as ações são uma importante ferramenta no combate a esse tipo de crime. “Em cumprimento às ações programadas da Secretaria Executiva da Mulher, estamos realizando mais uma vez uma panfletagem no Pátio da Estação Ferroviária, aproveitando os festejos juninos para conseguir conscientizar a população em geral sobre a necessidade de enfrentamento da violência contra a mulher. Neste sentido, nossa equipe técnica estará durante todo o mês de junho intensificado essas ações”, ressaltou.
MULHERES EMPREENDEDORAS
Outra ação importante está sendo realizada em parceria com o Grupo das Mulheres Empreendedoras do município, onde elas podem, através de uma estrutura montada, também no pátio da estação, comercializar artesanato e comidas típicas, melhorando a renda das famílias durante o período junino.
Para a gerente da Secretaria da Mulher, Rozane Duque, a parceria com as mulheres empreendedoras visam o empoderamento da mulher, através da geração de renda. “Graças ao incentivo da gestão, a parceria com o grupo está rendendo muitos frutos. Mais uma vez estamos no principal polo junino do município, que é o pátio da estação, onde elas podem vender o artesanato produzido por elas, assim como o milho, o bolo e a tapioca, alimentos típicos do período”, disse.
O centro do Cabo recebe todos os anos o tradicional Trem do Forró, que durante os finais de semana do mês de junho, reúne milhares de pessoas em uma viagem embalada pelos ritmos do São João Pernambucano. O desembarque acontece no Pátio da Estação, onde os passageiros animados esperam para assistir aos shows, movimentando a economia local.
Genilda Maria, 42 anos, faz parte do Grupo de Mulheres Empreendedoras e confecciona peças em crochê para comercializar. Segundo ela, a expectativa de venda para o período é grande. “Eu trabalho com a venda de peças em crochê. As vendas durante este período são boas, com boas expectativas. Acho essa parceria com a Secretaria da Mulher excelente, nos ajuda muito”, avaliou.
Texto: Jaqueline Mota – Repórter Estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário