O mês de Maio foi marcado pela primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Cabo de Santo Agostinho. A ação contemplou bois e búfalos de toda a área rural do município, e foi realizada pela Superintendência de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Agência de defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro).
De acordo com o técnico agrícola Fausto Burgos, o Cabo atingiu o índice de 96,5% de bois e búfalos vacinados, beneficiando 2.638 animais. O fornecimento das vacinas foi feito diretamente na sede da Superintendência, localizada às margens da BR-101 Sul, no Centro. Dois técnicos da Superintendência também fizeram visitas aos criadores durante toda a campanha. Ao todo, a prefeitura disponibilizou um total de 3 mil vacinas.
Os criadores tiveram até o dia 15 de junho para fazer a declaração da vacina. Quem não declarou fica inadimplente e impossibilitado de vender e transitar com seus animais, e é sujeito à multa aplicada pela Adagro.
A vacinação é obrigatória a todo rebanho bovino e bubalino para que o Estado de Pernambuco continue com o status de livre da doença e também imprescindível para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
Fotos: Arquivo SDR
Nenhum comentário:
Postar um comentário