terça-feira, 14 de junho de 2016

Dentistas do município participam de capacitação contra Sífilis e HIV



A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quinta-feira (09/06), um treinamento de teste rápido de HIV e Sífilis para os dentistas da Rede de Atenção Básica do município. A ação aconteceu na sala de reunião da Secretaria, localizada no anexo do Centro Administrativo Municipal (CAM 2), na PE-60.
Ao todo, 15 dentistas participaram do evento, que já beneficiou enfermeiras e agentes de saúde, com o objetivo de capacitar os profissionais dos Postos de Saúde da Família (PSF’s) para a realização dos testes rápidos durante as consultas, como mais uma forma de prevenir e diagnosticar a doença com rapidez.
A palestra foi ministrada pela coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, que orientou sobre os índices de contaminação de Sífilis e HIV no Estado e as formas de abordagem para a realização dos testes e aconselhamentos sobre as doenças. “Este treinamento visa habilitar todos os profissionais como mais uma forma de prevenção. Os médicos serão os próximos a serem capacitados. O secretário Gilson Cabral está empenhado em manter uma melhor comunicação entre todos os profissionais da área”, explicou.
Na ação, a coordenadora da Política de Controle à tuberculose do Cabo, Vanessa Cordeiro, esteve presente na capacitação e falou da importância também do teste de catarro para detectar a tuberculose. “Pode acontecer de algum paciente apresentar um quadro de tossido durante o atendimento, e é preciso que os dentistas atentem para isso, conversando e sugerindo para que procure o Centro de Testagem e
Aconselhamento (CTA) Herbert de Souza, que fica no Centro”, informou.
Para a coordenadora de DST/AIDS do município, Cristina Buarque, integrar os dentistas no treinamento é fazer com que todos os profissionais da rede básica estejam aptos para qualquer ajuda na prevenção de doenças.
“Este tipo de atividade tem uma grande importância para os dentistas, para que nós possamos unificar o atendimento em todos os aspectos e consolidar ainda mais os profissionais de saúde em uma comunicação única”, disse a coordenadora de Saúde Bucal, Elizabete Santana.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário