A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho tem buscado melhorias para reforçar a segurança da população. Para isso, tem investido em cursos e treinamento a fim de aprimorar o serviço da Guarda Municipal. Nesta quinta-feira (16/06), em continuidade ao processo de liberação do porte e o manuseio de armas de fogo durante o serviço da guarda, conforme previsto na Lei 13.022 de 2014, representantes do departamento de controle de armas da Polícia Federal vistoriaram a Secretaria de Defesa Social do município, às margens da antiga BR-101, onde o Comando da Guarda é localizado.
A visita do delegado da Polícia Federal, Eduardo Figueiredo, e do agente federal Umberto Correa, faz parte de sua série de etapas necessárias para que os guardas municipais passem a utilizar o armamento durante o serviço. Na ocasião, o delegado pôde fazer a vistoria nas instalações do local, conhecendo a armaria e a caixa de areia que foram construídos para guardar as armas e trocar munição.
Durante a visita, o delegado parabenizou a secretaria pela sala de controle e monitoramento de câmeras, que controla através de monitores as principais ruas do município em parceria com o 18º Batalhão da Polícia Militar. O Major da PM, João Nascimento, que acompanha o trabalho de monitoramento da secretaria, assegura o bom desempenho do serviço. “O monitoramento facilita a abordagem do 18º batalhão em situações necessárias. Temos mantido um bom relacionamento neste trabalho que contribui para a segurança dos cidadãos cabenses”, disse.
“O poder público precisa atender a demanda da população. Sei das necessidades que a cidade possui e me coloco no lugar dos cidadãos. Entendemos que esperam o melhor de nós para a sua segurança, portanto devemos fazer o melhor possível para promover segurança e satisfação nas comunidades”, destacou Luiz Pereira, secretario municipal de Defesa Social.
No final do ano passado, 100 guardas municipais passaram por avaliação psicológica para participar do curso de aulas teóricas e práticas para utilizar o armamento. Participaram dos cursos apenas aqueles que foram aprovados no teste psicotécnico. Após a visita de hoje, a polícia federal irá analisar a liberação do armamento para os agentes do município.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário