terça-feira, 7 de junho de 2016

Programa Movimente-se leva mais qualidade de vida aos cabenses



Moradores do bairro de Pontezinha e do distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, estão sendo beneficiados com o programa Movimente-se. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Programas Sociais e busca promover a valorização da autoestima, através de aulas de zumba, dança do ventre, alimentação saudável e o fortalecimento de vínculos. Atualmente, cerca de 400 munícipes participam do programa.
Durante os encontros do programa Movimente-se, os monitores oferecem aulões de Zumba e dança do ventre, palestras sobre nutrição e qualidade de vida e desenvolvem um trabalho de valorização pessoal entre os participantes. Em Ponte dos Carvalhos, as aulas de Zumba acontecem no Parque dos Eucaliptos, sempre nas segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h, e nas quintas e sextas às 5h. Já em Pontezinha, são realizadas nas terças, quintas e sextas, às 15h. As aulas de dança do ventre acontecem nas segundas e quartas, às 15h, todas no Centro Cultural Mestre Goitá (também conhecido com palanque do coco).
O coordenador do Programa Bola Pro Alto, Alex Gaibu, ressalta que o programa busca promover mais qualidade de vida através das atividades físicas, mas, sobretudo, através do fortalecimento dos vínculos e das mudanças de hábito. “O programa Movimente-se tem um perfil social. Nós queremos resgatar o bem estar do cidadão cabense”, informou. “Quando levamos uma pessoa a se exercitar, se alimentar com qualidade e entrar em um ambiente de socialização estamos permitindo que ela mude o seu estilo de vida, saindo da ociosidade”, avaliou.
Quem deseja participar, deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, portando RG, CPF e comprovante de residência e realizar a inscrição. As atividades são abertas para pessoas acima dos 18 anos, de todos os sexos.
Confira os endereços dos CRAS nas duas localidades:
CRAS – Pontezinha
End.: Avenida Conde da Boa Vista, nº 26, às margens da BR-101.
Fone: 81 – 3302-3035

CRAS – Ponte dos Carvalhos
End.: Avenida Prefeito Diomedes Ferreira de Melo, s/n.
Fone: 3522-1423

PALESTRA SOBRE QUALIDADE DE VIDA – Na última sexta-feira (03/06), a equipe da coordenação de saúde alimentar e uma fisioterapeuta da Secretaria de Programas Sociais estiveram em Pontezinha e, juntamente com os usuários do Movimente-se, puderam conversar sobre alimentação saudável e os benefícios das atividades para o bom desenvolvimento do corpo. A ação aconteceu no Centro Cultural Mestre Goitá.
Na ocasião, o coordenador de saúde alimentar, José Fernandes, falou sobre a importância de uma alimentação correta e os cuidados com a higienização de frutas e verduras, além da utilização do que poderia ser considerado desperdício, como cascas e talos.
A nutricionista, Alda Costa, explicou que é importante conhecer os benefícios das vitaminas encontradas nos alimentos. “É importante saber se alimentar corretamente, mas, sobretudo conhecer os benefícios de  cada alimento. Outra questão importante é saber os horários e o que comer antes da prática de atividades físicas”, ressaltou.
A fisioterapeuta Josideyse Silva, do programa Movimente-se, falou sobre a importância das atividades físicas para melhorar a qualidade de vida. “As aulas de Zumba e dança do ventre realizadas no programa além de tirar os participantes do sedentarismo, ajudam a adquirir resistência cardiovascular, evita contraturas e diversos outros benefícios”, informou. Josideyse ainda alertou para a necessidade de uma avaliação médica antes de fazer qualquer tipo de atividades que provoque esforço excessivo.
Usuária do programa, a dona de casa Josélia Gomes, aprova os encontros. “Gosto bastante de vir pra as atividades porque além de melhorar a saúde , temos a oportunidade de interagir e trocar informações com os outros participantes melhorando a qualidade de vida”, avaliou. Já Margareth Claudina, acredita que as ações tem um reflexo muito positivo na vida das pessoas e da comunidade. “Nós agradecemos à prefeitura por nos proporcionar atividades como estas. Elas tem um papel muito relevante nas nossas vidas e na comunidade em que vivemos como um todo, e é uma oportunidade de cuidar do nosso bem estar e nos distrair”, disse.
Texto e fotos: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário