Na última quarta-feira (08/06), moradoras da comunidade do Alto do Pires, em Ponte dos Carvalhos, foram contempladas com os exames. A atividade tem como objetivo facilitar a realização dos exames no município à pacientes de locais de difícil acesso, estimulando as mulheres para realizarem os exames uma vez ao ano.
De acordo com a responsável pelo PSF do Alto do Pires, Taciana Ferraz, o rastreamento precoce do câncer ajuda na cura das mulheres com histórico familiar positivo. “Realizamos 80 exames que serão entregues a partir do dia 07 de julho. Foi uma grande satisfação receber o caminhão e perceber a alegria das mulheres”, enfatizou. Já na sexta-feira (10), foi a vez das mulheres do Centro se beneficiarem com o serviço.
Giselle disse ainda que as mulheres fora da idade indicada pelo Ministério da Saúde (abaixo de 50 anos e acima de 70 anos), caso perceba alguma alteração na mama, podem solicitar a consulta de um mastologista. “Temos dois especialistas na Maternidade Pe. Geraldo, um no Centro de Referência da Mulher 1 e 2 e um médico no Vicente Mendes. O câncer tratado no início proporciona uma chance maior de cura e um tratamento menos sofrido para a paciente”, finalizou.
Confira a programação das próximas atividades da Mamografia Itinerante:
20/06 – PSF Pau Santo
06/07 – Centro de Referência 2 – Ponte dos Carvalhos
19/07 – Alto do Sol – Ponte dos Carvalhos
22/07 – Centro (Em frente à Ultramed)
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa (Arquivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário