quarta-feira, 30 de novembro de 2016

2º Feirão Limpa Nome do Cabo começa na próxima segunda-feira

feiraolimpanome-fotojoaobarbosa-1Quando gastos inesperados consomem parte do orçamento doméstico, os consumidores se veem em uma situação delicada. Com isso, surgem as dívidas que muitas vezes podem levar o consumidor a lista de inadimplentes do Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC. Pensando nisso, a Associação Comercial e Empresarial do Cabo de Santo Agostinho (ACEC), SindiLojas e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Prefeitura Municipal, vão realizar, a partir de segunda-feira (05/12), a 2ª edição do “Feirão Limpa Nome”, para incentivar a negociação das dívidas ativas no comércio local e com tributos municipais (IPTU, ISS e taxas).
O Feirão serpa realizado entre os dias 05 e 10 de dezembro, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo (Fachuca), localizada no bairro da Destilaria, das 09h às 17h. Segundo o presidente da ACEC, Ely José (Batata), trata-se de uma boa oportunidade para comerciantes, clientes e contribuintes fazerem acordos e ajudarem a diminuir a inadimplência.
O consumidor que passa a fazer parte do SCPC fica com o nome impedido de obter financiamentos, comprar produtos por meio de crediário e conseguir a liberação de cheque especial ou cartão de crédito. A intenção é aproveitar a entrada do 13º salário e motivar os clientes a utilizarem o dinheiro extra para limpar o nome na praça e se livrar de vez das restrições.
Durante os cinco dias do balcão de negociação, os estabelecimentos comerciais estarão oferecendo condições especiais para quitação das dívidas por meio de juros especiais e parcelamento facilitado. Além do comércio, a Celpe, Compesa, a escola particular Conviver, instituições financeiras e a Prefeitura do Cabo estarão oferecendo condições especiais para quitação das dívidas por meio de juros especiais e parcelamento facilitado. Ainda no Feirão, o Sebrae estará participando nos dias 06 e 07 dando oficinas de capacitação com os temas “Como controlar meu dinheiro” e “Desenvolva sua ideia de negócio”.
No caso da Prefeitura, o contribuinte que quiser se regularizar com as dívidas de IPTU, ISS e taxas, poderá obter descontos de até 100% nos juros e multas para pagamento à vista. Ely José (Batata) acredita no sucesso de mais essa edição que conta com total apoio dos empresários locais. “Estamos vivenciando um cenário de insegurança desde 2013. E esse ano está pior. No ano passado na primeira edição do Feirão tivemos quase 2 mil de pessoas atendidas. A ação vem de encontro a essa realidade e visa solucionar de vez a situação do cliente inadimplente. Tenho a certeza que o resultado dessa nova edição será um grande sucesso e com isso estaremos ajudando a combater a inadimplência local”, finalizou o presidente.
Mais informações pelo telefone 3521-0056 (ACEC).
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Cabenses se destacam em campeonato brasileiro escolar de Tiro ao Arco


Oito estudantes cabenses participaram do 4° Campeonato Brasileiro escolar de Tiro com Arco, ocorrido no último sábado (26/11) no Caxangá Golfe Clube, Recife. Eles fazem parte da equipe da Associação da Pessoa com Deficiência do Cabo (APDC). Além do município, a competição contou com a presença dos alunos das cidades de Timbaúba, Camaragibe e Recife. A Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, apoiou o grupo.
Pela primeira vez pessoas com deficiência auditiva participaram de uma competição de arco e flecha em Pernambuco. Ao todo, marcaram presença no campeonato 20 alunos arqueiros de cinco escolas e três clubes. Dos oito representantes do Cabo, dois foram medalhistas.
Os dois estudantes são da categoria de base. Kevin Fenry, 14, dito normal, levou o Bronze. “Achei muito bom ter participado, foi muito emocionante, pois foi meu primeiro campeonato. Com certeza, irei dar continuidade aos meus treinos”, comentou Kevin. Vitória Clarice, deficiente auditiva, conquistou a medalha de Prata. “Tive o apoio da minha família, foi muito importante pra mim”, afirmou. Ambos são alunos assíduos de arco e flecha na APDC.
O paratleta João Ivison, presidente da associação e pioneiro no projeto, conta como foi a experiência. “Venho lecionando para esses alunos essa modalidade na qual venho me destacando, e com esses jogos vemos o potencial nessas crianças, que deve ser investido e incentivado cada vez mais. É inédito aqui em nosso município ver surdos participando de esportes como esse”, ressaltou. No domingo (27), o paratleta trouxe mais uma medalha de ouro para o município na copa Jacyê Andrade de Tiro com Arco, na categoria de Open Outdoor.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto e Divulgação

Cabo convoca dirigentes de blocos carnavalescos para reunião no dia 05

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está convocando todos os dirigentes de blocos e troças carnavalescas do município para uma reunião na próxima segunda-feira (05/11).  O encontro será realizado às 10h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), para discutir detalhes sobre as festividades carnavalescas da cidade de 2017. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, pelo telefone 3521-6655.
Texto: Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Recuperação da Avenida Miguel Arraes será entregue nesta quinta-feira

av_miguelarraes_01randyaugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai entregar oficialmente, nesta quinta-feira (01/12), às 16h, as obras de recuperação da Avenida Miguel Arraes, importante via do distrito de Ponte dos Carvalhos. Foram realizados os serviços de restauração do asfalto, reforço na drenagem de águas pluviais, manutenção e pintura do meio-fio, limpeza de canaletas, entre outros. Algumas transversais também receberam melhorias.
av_miguelarraes_04randyaugustoAs obras visaram reestruturar a mobilidade na avenida e oferecer maior conforto a quem trafega na área. A Miguel Arraes dá acesso à BR-101 nova.

Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Projeto vai beneficiar acolhidos dos recantos da Criança e do Adolescente do Cabo

img-20161129-wa0017Um projeto desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude vai beneficiar acolhidos dos Recantos da Criança e do Adolescente do Cabo de Santo Agostinho. Voluntários estão sendo recrutados para participar do Projeto Farol de Apadrinhamento, acompanhando os acolhidos com possibilidade remota de adoção ou reinserção familiar, proporcionando-lhes lazer, realizando visitas na instituição ou investindo em qualificação pessoal e profissional deles.
img-20161129-wa0015O lançamento do Projeto Farol aconteceu nessa segunda-feira (28), no salão de júri do Fórum Drº Humberto Costa Soares, no Centro do Cabo. Na ocasião, os Juízes Rafael Cardozo e Hélia Viegas falaram sobre o projeto, suas modalidades e os requisitos para se tornar um padrinho. Estiveram presentes Conselheiros Tutelares, autoridades locais, funcionários do judiciário e representantes de entidades sociais do município. A vice-prefeita, Edna Gomes, esteve presente.
O apadrinhamento pode ser afetivo, financeiro ou de prestação de serviços. No apadrinhamento afetivo, os voluntários construirão vínculos com os acolhidos desvinculados legalmente das famílias de origem. O financeiro visa o financiamento em saúde, educação, cultura e lazer. E o apadrinhamento de prestação de serviços é voltado a profissionais e compreende a oferta de trabalho voluntário de acordo com especialidade de trabalho. Para se tornar um padrinho é preciso ser maior de 18 anos e apresentar condições psicossociais.
Ao todo, 11 acolhidos dos Recantos da Criança e do Adolescente estão aptos a participar do projeto e serem apadrinhados. São crianças com baixa oportunidade de reinserção familiar e fora do perfil para adoção. Para a secretária municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino, o projeto cumpre um papel muito relevante na vida dos beneficiários. “Os padrinhos serão figuras de suma importância na vida das crianças das nossas instituições de acolhimento, uma vez que, o Sistema Nacional de Adoção apresenta critérios altamente seletivos. E esse projeto oportuniza a construção de um relacionamento baseado no apoio afetivo”, disse. “ Fico muito feliz por essa iniciativa e assumo o compromisso de colaborar para o sucesso desse programa”, ressaltou.
A gerente de Proteção Social Especial (gerência responsável pelas instituições acolhedoras do município), Marília Torres, explica que todo o processo de avaliação dos candidatos a padrinho será realizado pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca, e que os padrinhos poderão se candidatar a mais de uma categoria. Marília acredita que o Projeto Farol vai garantir que os acolhidos tenham acesso a outras seguranças sociais e garantia de direitos afetivos, familiares e comunitários como preconiza a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto: Ascom da SMPROS/Cabo
Fotos: Divulgação

Prefeito vistoria reforma do prédio que abrigará Delegacia da Mulher

delegacia_mulher04_randyaugustoA 14ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) do Cabo de Santo Agostinho terá uma nova sede em breve. O órgão, que atualmente funciona dentro da 10ª Delegacia Seccional do município (na Vila Santo Inácio), será instalado em um prédio às margens da antiga BR-101, no bairro de Pontezinha, que foi totalmente reformado pela Prefeitura Municipal. Nesta terça-feira (29/11), o prefeito Vado da Farmácia e equipes da Polícia Civil vistoriaram o imóvel.
delegacia_mulher03_randyaugustoAcompanhado da chefe de gabinete, Juciara Barbosa, e da secretária executiva da Mulher, Tereza Claudina, o gestor conversou com a delegada Ângela Patrícia (que ficará a frente da 14ª DEAM); a diretora de Administração Geral da Polícia Civil, delegada Lenise Valentim; e equipes de engenharia sobre os últimos ajustes que devem ser feitos para que seja realizada a inauguração do novo equipamento. Ao lado da delegacia, a Prefeitura está implantando uma unidade do Centro de Referência Maria Purcina de Atendimento à Mulher.
“Estamos providenciando a mobília e outros detalhes para podermos entregar oficialmente o prédio à Polícia e inaugurar a Delegacia da Mulher, mais um ganho para a população cabense”, destacou o prefeito Vado.
delegacia_mulher05_randyaugustoA nova sede da 14ª DEAM contará com recepção e brinquedoteca; salas de Boletim de Ocorrência, administrativa, da delegada, do comissário e de investigação; cartório; cela; alojamento para policiais; copa; banheiros feminino e masculino. Ela está sendo instalada em um prédio da Compesa cedido ao município, que estava em desuso e havia sido depredado. A reforma do prédio foi realizada pela prefeitura com recursos próprios.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Câmara do Cabo aprova Plano Municipal de Cultura

aprovacao_plano_municipal_cultura03_randyaugustoA Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho aprovou, nesta terça-feira (29/11), por unanimidade em duas votações, o Plano Municipal de Cultura, elaborado pelo Executivo Municipal, sociedade civil, entidades culturais, e Câmara de Vereadores que, juntamente com outros instrumentos, consolidarão o Sistema Municipal de Cultura. A sessão solene, que aconteceu na Casa Vicente Mendes, no Centro, contou com a participação de vereadores, servidores da prefeitura, integrantes da sociedade civil e de artistas cabenses de diversos segmentos.
aprovacao_plano_municipal_cultura04_randyaugustoO PMC tem por finalidade o planejamento e a implantação de políticas públicas de cultura a médio e longo prazo, atendendo as expectativas de segmentos representativos da cultura e das artes do município. O Plano é um marco histórico e inédito na cultura da cidade com o planejamento estratégico para os próximos dez anos para o segmento cultural e também parte integrante do futuro Sistema Municipal de Cultura.
“Nós artistas cabenses estamos felizes, pois iniciamos esse processo em janeiro de 2014 com a reestruturação do Conselho, após isso realizamos fóruns, debates, conferências na construção de políticas públicas, tudo com diálogo e democracia, e com o mesmo objetivo que é o desenvolvimento da cidade”, destacou o produtor cultural e membro do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Edinilson Oliveira.
aprovacao_plano_municipal_cultura02_randyaugustoPara o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, o PMC representa um avanço na construção e participação democrática nos processos de elaboração e implantação de políticas públicas na área da cultura para o Cabo. “Quero parabenizar a todos os artistas cabenses por mais essa conquista. Sem dúvidas essa concretização que o Plano Municipal de Cultura irá trazer grandes benefícios para o município”, destacou. “Aproveitem esse momento e construam o melhor para nossa cultura”, finalizou o vereador Ricardo Carneiro, representante do Poder legislativo no CMPC.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Cabo realiza 1º Fórum de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta terça-feira (29/11), o 1º Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Programas Sociais em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDED, buscou discutir ações para o desenvolvimento das políticas públicas voltada a pessoas com deficiência auditiva. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro.
Com base no tema “Políticas Públicas para a Surdez no Município do Cabo de Santo Agostinho”, o fórum reuniu representantes e membros de conselhos e associações da pessoa com deficiência, professores, psicólogos e psicopedagogos para debater o assunto. Na ocasião, a presidente do COMDED, Arségila Neves, compôs a mesa de debate e falou da importância do fórum para o município. “Agradeço a Secretaria de Programas Sociais pelo apoio, é muito bom ver o auditório cheio, todos com o propósito de discutir ações sociais voltadas às pessoas com deficiência”, disse.
A secretária de Programas Sociais, Andréa Galdino, também compôs a mesa e falou sobre a importância da atividade. “É uma satisfação muito grande realizar este fórum. Tem sido prioridade do prefeito Vado dar continuidade a projetos como este, que fortaleçam as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência”, destacou Andréa Galdino.
O Grupo de Percussão Especial do Cabo abrilhantou o evento tocando os hinos do Brasil e do município, emocionando a todos. O gerente de Proteção Social Básica, Ricardo Veríssimo, e a Presidente da Associação dos Surdos do Cabo, Zélia Oliveira, também marcaram presença no fórum.
Texto e fotos: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo

Centro Vicente Mendes realiza ação alusiva ao Novembro Azul

Pacientes do Centro de Especialidades Vicente Mendes localizado na Cohab, no Cabo de Santo Agostinho, receberam um atendimento especial nessa segunda-feira (28/11). Aderindo à Campanha Novembro Azul, movimento permanente que visa chamar a atenção dos homens para cuidar da saúde, os profissionais do Centro deram diversas informações e orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata e outras doenças.

A ação contou com várias atividades, como consultas com urologista e nutricionista, atendimento odontológico e triagem com profissionais de enfermagem (peso, altura, circunferência abdominal e aferição de PA). Os usuários que passaram pelo Vicente Mendes também receberam panfletos explicativos e palestra sobre o câncer de próstata, ministrada pela enfermeira e coordenadora de enfermagem, Camila Jamile.

Durante a ação, os pacientes foram informados sobre os sintomas do câncer de próstata, as formas de diagnóstico precoce e o tratamento, alertando que devem sempre procurar um serviço de saúde se perceber alguns dos sintomas apresentados para iniciar o quanto antes o tratamento. 40 pacientes foram beneficiados e atendidos, recebendo ainda brindes.
“Para mim foi algo marcante, foi tudo muito bem elaborado e organizado. Foi muito gratificante ver a população recebendo profissionais para atendê-los e tirar suas duvidas, e tudo isso sendo feito com muito amor e carinho pelos profissionais que atuam no Centro”, ressaltou a gerente.
A campanha Novembro Azul é realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e em especial aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Divulgação









segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Alunos do Cabo embarcam para participar de Olimpíada de Matemática na Índia


Cinco estudantes da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho vão participar de uma competição internacional de Matemática e Ciências na Índia, entre os dias 2 e 5 de dezembro. Eles embarcaram na manhã desta segunda-feira (28/11) para representar Pernambuco no 7º International Young Mathematician´s Convention, Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento). Eles foram escolhidos devido ao excelente desempenho na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2016, que aconteceu em abril.
Participarão da olimpíada Vitor Manoel da Costa Arrais, 16; Lara Beatriz de Almeida Barreto, 15; Marcella Vieira da Cruz Barbosa, 15; Lucas Diego dos Santos Oliveira, 16 e Wanderson Henrique Cândido da Silva, 13, alunos do 9º ano da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima. O prefeito Vado da Farmácia acompanhou o embarque dos cinco talentos cabenses no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes com destino à Índia. O gestor fez questão de cumprimentar e desejar sorte aos únicos nomes do Estado de Pernambuco no Ensino Fundamental a conquistarem vagas na competição.
O prefeito comentou que esta é uma grande oportunidade de transformação de vida desses jovens cabenses. “Esse é um momento único na vida desses alunos. Vemos aqui frutos da dedicação e empenho dos professores em sala de aula. Esses estudantes são os únicos a representarem Pernambuco nesta olimpíada internacional, colocando também a nossa cidade em uma posição diferenciada no País. Com certeza isso vai dar um futuro diferente a esses alunos e suas famílias, abrindo portas importantes”, declarou. Além de Vado, prestigiaram o embarque a turma do 9º ano da Escola Marivaldo, a chefe de gabinete do prefeito Juciara Barbosa, familiares dos alunos e servidores da Secretaria de Educação.
A Prefeitura deu todo apoio para a ida deles à Índia, desde as passagens aéreas dos alunos, hospedagem, alimentação e as passagens dos professores. Os estudantes serão acompanhados pelo professor de Matemática responsável pelo projeto dos alunos, Marcus Vinicius, e pelo diretor da escola, José Alves.
Os estudantes mostraram muito entusiasmo em poder representar a cidade e o Estado em um evento internacional. Lucas Diogo, 16, agradeceu a oportunidade de participar da competição. “Estou muito feliz em participar dessa competição. Eu e meus amigos estamos muito empenhados para conseguirmos destaque lá. Agradeço todo apoio do prefeito Vado e dos nossos professores, pois sem eles não estaríamos embarcando agora”, comemorou. Lara Beatriz, 15, se emocionou bastante ao embarcar. “O choro é de alegria e já de saudade da família. Mas estou muito feliz, pois o nosso objetivo é voltar com o prêmio”, finalizou.
A competição é composta por uma sequência de provas que trabalham problemas instigantes e emprega a matemática na solução. As provas apresentadas na competição requerem mais que conhecimentos matemáticos, necessitam de trabalho em equipe, capacidade de interpretar, criar e improvisar.
O professor de matemática Marcus Vinicius, agradeceu o apoio da gestão. “Ter a oportunidade de conhecer a filosofia educacional e a cultura de outros países participando de uma olimpíada internacional é algo que eles conquistaram, correram atrás e colheram bons frutos. Nós da escola só temos que agradecer a todo apoio dado pela Secretaria de Educação”, finalizou.
Para a assessora Especial da Secretaria de Educação, Nelma Oliveira, essa conquista deve ser bastante comemorada. “Só desses alunos estarem indo participar da competição, já é uma vitória para eles, e serve de incentivo para os demais. Boa sorte para todos”, destacou.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

sábado, 26 de novembro de 2016

Praças e calçadão da Vila Social são entregues oficialmente aos moradores


A comunidade da Vila Social, no Cabo de Santo Agostinho, está em festa. É que a Prefeitura entregou oficialmente nessa sexta-feira (25/11) aos moradores a reforma e requalificação das praças Antonino José de Oliveira (próxima ao Núcleo Policial) e Dr. Humberto Soares, além do calçadão que margeia a linha férrea. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Vado da Farmácia, secretários, vereadores, funcionários do governo municipal, além de crianças, adultos e idosos moradores do bairro.
As praças ganharam novo piso, recuperação de calçadas, canteiros e jardins, iluminação, tratamento paisagístico, bancos e equipamentos de lazer para crianças. Situado na Rua Vereador Volney da Costa Machado, margeando a linha férrea, o calçadão, que possui cerca de 800 metros de extensão, ganhou nova iluminação, bancos, jardins e pista de cooper. Juntos, o calçadão e as demais praças da Vila garantem cerca de 13 mil m² de área verde.
Em seu discurso, o prefeito Vado falou da satisfação de entregar os serviços à comunidade. “Dificuldades com empresas contratadas e a crise financeira que atingiu também nosso município fizeram com que algumas obras atrasassem, como essas da Vila Social. Mas não medimos esforços em honrar nosso compromisso firmado com a população deste bairro. Mesmo chegando ao fim da gestão estamos concluindo e entregando grandes obras”, enfatizou o gestor.
Os serviços foram executados pela Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos e fazem parte do projeto de urbanização das praças e passeios da comunidade. “Para nós é motivo de muita alegria e orgulho inaugurarmos a reforma dessas praças e do calçadão. Tivemos muitas dificuldades na execução dessas obras, foi uma luta grande, mas conseguimos concluir com êxito esse trabalho. O prefeito Vado não mediu esforços para isso. Também parabenizamos o vereador Ricardinho (Ricardo Carneiro) pela atenção dada a essas obras”, comentou o secretário Everaldo Monteiro. “A Praça Antonino José de Oliveira é a 17ª praça revitalizada na gestão atual”, completou.
“Depois de anos de espera hoje estamos comemorando a inauguração oficial das praças e do calçadão. Só temos a agradecer ao desempenho desse prefeito que revitalizou não só essas praças da Vila Social, mas de várias outras comunidades”, comentou o presidente da Associação de Moradores do bairro, Edmilson Matias. “Faço apelo a todos que cuidem das praças. Para festejar essa inauguração, neste sábado (26) à noite, a banda da Polícia Militar vai realizar uma apresentação cultural na Praça Antonino José de Oliveira, e também iremos promover o Projeto Natalizar, trazendo para os espaços de lazer enfeites de natal feitos com material reciclável e produzidos pela própria comunidade”, informou.
Outros moradores também festejaram e agradeceram à gestão. “Eu quero parabenizar o prefeito por ele não ter esquecido da Vila Social. O senhor trabalhou muito aqui, e só temos a agradecer. As praças estão lindas”, disse a moradora Lourdes Alves da Silva. Moro aqui há 35 anos, e posso dizer que estamos alegres nesta tarde. Criei meus dois filhos brincando nesta praça, e ver ela do jeito que se encontrava era muito triste. Não tinha manutenção nenhuma. Agora, nós temos uma praça digna, podemos ficar contemplando, cuidando das plantas, conversando, vendo as crianças brincar e se divertir”, declarou Nita Cunha.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Fórum de políticas públicas LGBT realiza último encontro de 2016


O município do Cabo de Santo Agostinho recebeu o 5º e último encontro do Fórum Permanente de Políticas Públicas LGBT do ano de 2016. A reunião aconteceu na quinta-feira (24/11), no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Fachuca), no bairro da Destilaria, reunindo representantes do governo municipal, estadual e sociedade civil. Desta vez, o grupo fez um balanço das ações realizadas durante o ano em curso, e apresentou as propostas para a continuidade das ações em 2017.
O Fórum Permanente de Acompanhamento de Políticas Públicas LGBT do município é um espaço em que sociedade civil e administração pública podem dialogar e ouvir as demandas do segmento, refletindo sobre as políticas em questão e propondo estratégias para o avanço delas, a nível municipal.
Durante o encontro de quinta-feira, foram elencadas e discutidas as ações que vêm gerando resultados importantes no avanço da política pública LGBT e no combate ao preconceito. Dentre elas, a criação dos grupos de apoio psicossocial, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das praias e do distrito de Jussaral, e a busca ativa para a formação desses espaços de diálogo nos demais centros, além das ações de conscientização nas escolas e as capacitações para os servidores da porta de entrada da Assistência Social e da saúde.
Representante da coordenadoria estadual LGBT da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Criança e Juventude, Marconi Medeiros, falou sobre a parceria com a Coordenação Municipal (vinculada à Secretaria de Programas Sociais) e o trabalho que vem sendo desenvolvido no Cabo. “Enquanto Coordenadoria Estadual percebemos que é bastante importante a experiência que esta cidade traz pra a gente, com a construção de um fórum de gestores ouvindo a população LGBT, e atendendo as demandas dessa população nos CRAS, que são portas de entrada da Assistência Social”, disse.
O coordenador de Políticas Públicas LGBT do Cabo, Fernando Rodrigues, fez um balanço das ações realizadas durante todo o ano e acredita que é preciso ampliar e dar continuidade a essas iniciativas. “Neste ultimo encontro de 2016, posso dizer que me sinto feliz com o trabalho que vem sendo promovido. Dificuldades nós sabemos que existem em todos os lugares, mas precisamos avançar. Quero destacar o trabalho nos CRAS, que vem articulando e buscando nesses espaços formar novas lideranças LGBT. Ao longo dos encontros tivemos a oportunidade de ouvir membros do segmento e saber que eles estão mais fortalecidos e com outras perspectivas”, avaliou. “Nosso desejo é ver esse trabalho cada vez mais fomentado, através de uma política intersetorial em prol do público LGBT”, disse ainda.
Na ocasião, os representes do segmento também puderam compartilharam suas experiências e falar sobre a participação nos fóruns de discussão. Para Viviam Beltrão, 18, moradora do distrito de Jussaral, essa participação foi muito importante. “Hoje eu me sinto mais forte. Vi que posso ter outras oportunidades e não seguir por caminhos errados”, disse. Já Leona Santos, 19, acredita que é preciso lutar para fortalecer o segmento. “Sempre faço o possível pra participar dos encontros tanto aqui quanto no grupo LGBT do CRAS de Jussaral, que me ajudou muito ver as coisas de um jeito diferente”, informou. “Temos que continuar lutando. Não podemos desistir jamais”, disse.

Texto: Ascom da SMPROS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus